Phone Declutter: Limpe o seu celular e mude sua vida digital

Categorias Tecnologia

Olá Universo!

Você é aquela pessoa que vive no celular? Desbloqueia a tela e abre diversos aplicativos em pouco tempo só para ver o que os outros estão fazendo? Não se sinta sozinho, todos estamos assim! Mas com alguns passos explicados nesse post, você vai conseguir ter mais tempo para você e focar no mais importante, sua saúde.

Entenda o que é Phone Declutter

Esse nome está muito presente e comum no Youtube, onde pessoas (minimalistas ou não) estão limpando os smartphones delas, implementando dicas e truques para conseguirem mais tempo, largarem o celular e presarem a saúde mental. As dicas são super simples e, seguindo o tutorial explicado, você vai notar a diferença no seu cotidiano.

Quanto tempo eu uso o meu celular?

Você já se perguntou quanto tempo você passa no celular todos os dias? A Apple ofereceu um serviço muito interessante no iOS 12, a opção “Tempo de Uso”, que você encontra em Ajustes. Nele, você consegue ver especificadamente quanto tempo passou em cada app, separados em entretenimento, redes sociais, produtividade e outros, além de ver a quantidade de vezes que você desbloqueou o seu celular e adicionar limites para cada aplicativo. Dessa forma, você terá uma noção ampla de como seu tempo está sendo gasto diariamente.

Caso você não tenha um iPhone (com iOS 12), a opção que eu utilizava no meu Android é o app Quality Time. As opções dentro do aplicativo não são tão amplas e possibilitadoras quanto o “Tempo de Uso” do iOS 12, mas você ainda tem um panorama geral de quantas horas e quais aplicativos você abriu naquele dia.

Tela Inicial

Para começar, que tal ser pelo início? Assim que você desbloqueia, vemos a tela inicial. O ponto de partida para tudo o que você fará no seu smartphone.

O primeiro passo é criar 2 pastas, sendo elas: USO e NÃO USO. Você vai separar todos os seus aplicativos em apenas estas duas pastas. NESSA HORA A SINCERIDADE CONTA! Se você usa lá de vez em quando, põe na pasta NÃO USO. Só deixa na pasta de USO, todos os apps que você utiliza diariamente e semanalmente.

O segundo passo é deletar todos os apps da pasta NÃO USO. Sim! Você não precisa deles, e terá mais espaço se deletar cada um deles.

O terceiro passo é retirar todos os apps da pasta USO e separar em pastas menores, como Fotos, Vídeos, Jogos, Redes Sociais, etc. E assim que você fizer isso, abra cada pasta e repense sobre cada aplicativo nela contido, no estilo “Eu realmente preciso desse app?” É super comum você ter diversos apps de edição de fotos, sendo que de 5 você usa só 2. Então vai deletando tudo o que você puder.

O quarto passo temos duas opções: Minimalista – Unir todos os apps em uma só pasta, priorizando os mais utilizados e deixando-os em primeiro lugar. Normal – Deixar em pastas separadas.

O quinto passo é retirar todos os apps da tela principal, e deixá-los “escondidos” na tela ao lado. Foi comprovado que, mesmo não existindo notificações na tela, você, ao ver os apps na sua frente, terá vontade de clicar. Por isso, vamos “esconde-los” e, ao desbloquear o celular, você não terá a vontade de clicar em nenhum aplicativo por compulsão.

Redes Sociais

Comece pensando… “Eu realmente utilizo, faço proveito e cresço como ser humano utilizando essa rede social?” Se a resposta for não: DELETE! Se a resposta for sim: Vamos limpar toda a poluição que você juntou ao longo destes anos utilizando-a.

Delete pessoas que você nunca conversou, que não agregam conteúdo na sua vida e principalmente, que fazem você sentir vergonha de postar os seus próprios conteúdos lá. Troque suas fotos de perfil, capa e biografia; afinal, a partir de agora, sua rede social fará parte do seu portfólio.

Arquivos, Pastas e Documentos

Caso você também queira deletar os diversos arquivos, músicas, fotos e vídeos do seu celular, te recomendo a clicar aqui: O QUE É MINIMALISMO DIGITAL E COMO ADERIR?


Ficou interessado nesse assunto e quer ver mais sobre isso aqui no blog? Tem alguma dica, dúvida ou quer contar pra gente como tá sendo essa mudança digital? Comenta aqui embaixo!

Não se esqueça nos seguir nas nossas redes sociais para não perder nenhuma novidade! Ah, você também pode deixar seu e-mail na caixa mágica aqui do lado, assim você receberá notificação quando a gente postar algo novo. Além de receber conteúdos exclusivos!

Nos ajude a chegar na nossa meta de 600 seguidores no Pinterest e 4000 no Insta, estamos quase lá!!!

Instagram: @universodeinspiracao

Facebook: @universodeinspiracao

Pinterest: @deinspiraçao

Gabriel Delpino
Olá! Me chamo Gabriel e tenho 18 anos. Gosto de decoração, tecnologia e de frases inspiradoras! Crio posts no intuito de compartilhar as minhas experiências e aprender lendo os textos alheios. Espero que gostem do que eu andei escrevendo por aqui. #dicadouniverso

Deixe uma resposta