Vale a pena pagar caro para ter o modo retrato dos celulares atuais?

Categorias Fotografia, Tecnologia

Olá Universo!

O efeito retrato é o modo como as grandes empresas de tecnologia estão apelidando para o modo da câmera onde o fundo fica mais desfocado que o normal. Apple, Motorola e Samsung já contam com essa funcionalidade em alguns dos seus smartphones tops de linha. Quer saber se vale a pena para você comprar um smartphone com isso incluso? Olha só:

Cameras DSLR e o efeito bokeh

O fundo desfocado já é presente em todas as câmeras profissionais, variando entre os diferentes estilos de lentes disponíveis nos mercado. O efeito bokeh leva este nome quando as fontes de luz no fundo ficam bem desfocadas, deixando-as maiores e dando a atenção para o objeto que está a frente na imagem. Se você quiser apostar nesse estilo, te recomendamos as lentes de 50mm.

SAIBA MAIS SOBRE O EFEITO BOKEH

Câmeras duplas

A utilização das câmeras duplas nos smartphones nos foi apresentada pela Apple, com o anúncio do iPhone 7 Plus em 2016. Se consiste em uma lente grande angular e outra lente telefoto, assim, unindo as duas por meio de software, se consegue um efeito de desfoque muito legal.

A samsung apostou nessa tecnologia agora em 2017 com o lançamento do Galaxy Note 8. Já a Motorola resolveu implementar na sua linha Moto G com o lançamento do Moto G5S.

Google

Diferente das demais concorrentes, a Google não lançou o seu celular Google Pixel com as duas câmeras, mas sim uma câmera potente e o efeito se faz exclusivamente pelo software. Isso demonstra que não é necessário ter a câmera dupla, mas sim uma boa tecnologia. Com os vazamentos recentes do Galaxy S9, novo top de linha da Samsung que será anunciado agora dia 25/02/2018, percebe-se que a marca também não irá implementar mais de uma câmera e utilizará o poder do Android para criar o efeito.

Iluminação de retrato nos novos iPhones

A Apple está apostando e melhorando cada vez mais o modo retrato. Recentemente nos lançamentos dos iPhones 8 Plus e X ela demonstrou a utilização dos efeitos de iluminação que a câmera cria. Eu particularmente já testei e comprovo, estão incríveis!! Os novos modos são: Luz de estúdio, luz de contorno, luz de palco e luz de palco mono. A minha favorita é a de palco, onde ele escurece todo o fundo, deixando o foto único e totalmente em você.

Comparativo Galaxy Note 8 vs. iPhone 7 Plus

Até final de 2017 eu já tinha e usava o 7 Plus para tirar as fotos e era meu celular principal. Em 2018 resolvi apostar na linha Galaxy e comprei o Note 8. Como eu ainda tenho ambos os celulares, resolvi tirar as fotos em ambos e criar um comparativo de qualidade do modo retrato. Na minha opinião, ambos são ótimos, mas sinto que o iPhone é ainda mais rápido para aplicar o efeito. Já no Galaxy você consegue editar a quantidade do efeito, para não deixar muito artificial (o que muitas vezes acontece com o 7 Plus).

Nesta foto se consegue ver o efeito no cabelo. Senti que o iPhone deixou mais borrado naquela região dos fios e com isso deixa a foto mais artificial. OBS.: Nenhuma foi editada, ambas estão como foram capturadas.
Ambas as fotos ficaram boas, mas percebe-se que a foto do Galaxy ficou mais clara, ou seja, melhor para a pós-produção. OBS.: Nenhuma foi editada, ambas estão como foram capturadas.

Vale a pena apostar no efeito retrato?

Sou um fotógrafo amador e to sempre tirando fotos de tudo o que eu vejo. Na minha opinião, esse efeito de desfoque é incrível e dá uma melhorada em qualquer foto. Eu acho que vale sim pagar o preço porque o proveito é grande e sei que você conseguirá até trabalhar com isso se quiser.

As gigantes da tecnologia estão cada vez mais aprimorando o efeito e tenho certeza que você, se não tiver como pagar agora, poderá esperar até o final do ano e comprar alguns destes celulares citados acima, já que o preço dos mesmos deverá diminuir consideravelmente com o lançamentos de novos modelos.


E você, já tem um celular com essa funcionalidade? Acho útil? Deixa um comentário aqui abaixo! Vamos adorar ler.

Não se esqueça nos seguir nas nossas redes sociais para não perder nenhuma novidade! Ah, você também pode deixar seu e-mail na caixa mágica aqui do lado, assim você receberá notificação quando a gente postar algo novo. Além de receber conteúdos exclusivos!

Nos ajude a chegar na nossa meta de 450 seguidores no Pinterest e no Insta, estamos quase lá!!!

Instagram: @universodeinspiracao

Facebook: @universodeinspiracao

Pinterest: @deinspiraçao

Gabriel Delpino
Olá! Me chamo Gabriel e tenho 18 anos. Gosto de decoração, tecnologia e de frases inspiradoras! Crio posts no intuito de compartilhar as minhas experiências e aprender lendo os textos alheios. Espero que gostem do que eu andei escrevendo por aqui. #dicadouniverso

Deixe uma resposta