O que é Minimalismo Digital e como aderir?

Categorias Tecnologia

Olá Universo!

Há alguns dias eu estava olhando vídeos no youtube quando me deparei com este aqui. Nele, o youtuber demonstra a sua vida a frente o minimalismo tecnológico, ou seja, somente o essencial para a vida dele na internet. Eu sou um geek e fiquei fissurado por ler mais sobre este assunto e quero compartilhar com vocês as minhas impressões. Vamos lá?

Conceito de minimalismo

O movimento minimalista existe desde o séc. XX e consiste em reduzir ao máximo os elementos base do seu cotidiano. Isso se aplica a arte, arquitetura, decoração e até mesmo à tecnologia. Pensando em níveis digitais, o minimalismo ocorre quando você passa a usar apenas aplicativos e arquivos estritamente essenciais, deletando toda e qualquer distração/arquivos inúteis e temporários dos seus devices.

Como faço para aderir?

Apps

Você já parou para analisar quantos aplicativos e redes sociais você tem instalado no seu celular? Estive contando este número aqui e descobri que tenho mais que 100! E você realmente acha que eu uso tudo isso?! Pare um pouco e reflita, VOCÊ realmente precisa de tantas opções que farão a mesma coisa?

Comece limpando o seu celular! Apague todo e qualquer app que seja desnecessário (até mesmo os que você só usa a cada mês). Além de liberar memória, seu Smartphone vai ficar mais leve, carregar mais rápido e você ganhará mais tempo.

Arquivos

Já pode ir imaginando aquela lotação de itens na sua área de trabalho do computador. São tantos que você nem imagina o poder que aqueles ícones são capazes de causar no seu dia-a-dia. Já falamos por aqui sobre o serviço de nuvem, onde você deposita todos os seus arquivos online, otimizando seu espaço. Você provavelmente tem uma pasta chamada downloads.

Quem tá acostumado a usar o Google Chrome como navegador principal, deve imaginar que ele não te pergunta onde você quer salvar os seus arquivos baixados, pois ele já manda todo pra pasta downloads automaticamente. Se você é que nem eu, essa pasta vai estar lotada de arquivos que você usou uma ou duas vezes e nunca mais mexeu, até se esqueceu que ainda estavam ali! Está na hora de dar uma geral, removendo todos os arquivos que você não usou e realocando para a nuvem todos os arquivos que você ainda quer usar. Apesar de eu ter citado apenas esta pasta, dê uma olhada em todas as outras pastas do seu computador, e certifique-se de ter feito uma limpeza completa.

Fotos, músicas e vídeos

Suas fotos e vídeos ocupam muito espaço no seu armazenamento interno? Clique neste post e se livre já delas! A respeito das músicas, se fosse meados de 2013, meu notebook estaria lotado de arquivos mp3. Com o lançamento dos serviços de streaming aqui no Brasil, não vejo mais o porquê de ter esse tipo de arquivo nos meus dados, já que posso pagar um plano super barato mensalmente e ter milhões de canções disponíveis.


Essas foram algumas dicas que eu acabei aderindo no meu cotidiano, mas existem diversas outras maneiras e opções para melhorar e se adaptar mais a este movimento. Esperamos que você tenha gostado do post, e se tiver mais alguma dica que possa compartilhar, fique a vontade para escrever logo abaixo nos comentários.

Não se esqueça nos seguir nas nossas redes sociais para não perder nenhuma novidade! Ah, você também pode deixar seu e-mail na caixa mágica aqui do lado, assim você receberá notificação quando a gente postar algo novo. Além de receber conteúdos exclusivos!

Nos ajude a chegar na nossa meta de 550 seguidores no Pinterest e 1600 no Insta, estamos quase lá!!!

Instagram: @universodeinspiracao

Facebook: @universodeinspiracao

Pinterest: @deinspiraçao

Gabriel Delpino
Olá! Me chamo Gabriel e tenho 18 anos. Gosto de decoração, tecnologia e de frases inspiradoras! Crio posts no intuito de compartilhar as minhas experiências e aprender lendo os textos alheios. Espero que gostem do que eu andei escrevendo por aqui. #dicadouniverso

Deixe uma resposta