Como aprender e melhorar o seu nível de inglês

Categorias Lifestyle, Tecnologia

Olá Universo!

Recentemente coloquei na minha cabeça que irei fazer um intercâmbio de trabalho, mas para isso, eu precisava melhorar o meu nível de inglês para me sentir mais confiante. Por isso, fui atrás de algumas dicas, as quais irei demonstrar abaixo, para que todos os dias eu introduza palavras novas ao meu vocabulário. Em alguns casos até melhora no speaking (conversação).

Por que aprender um novo idioma?

Se você já se fez essa pergunta, saiba que não está sozinho. Por muitos anos eu ficava me perguntando se era realmente necessário aprender a me comunicar em outra língua a não ser o meu idioma principal. Quando eu era pequeno, meu principal sonho era ir conhecer o Walt Disney World (ainda é meu sonho N#1), só que para isso era extremamente importante que eu soubesse me comunicar (nem que seja um pouco) em inglês.

Com isso, minha mãe me matriculou numa escola de inglês aqui da minha cidade (a qual eu estudo até hoje) e, por incrível que pareça, eu me apaixonei pelo idioma. O melhor de tudo é que essa minha paixão por estudar idiomas diferentes vêm com alguns bônus. Como um melhor currículo, melhores chances de conseguir um bom emprego, chances de mudar de país, chances de conhecer o mundo e por aí vai… Resumindo, escolha o idioma que você mais gostar e estude!!!! Não perca tempo, eu sei que você vai amar cada vez mais.

Carreira Internacional

Quem me conhece sabe dos meus planos para o futuro. Vivo dizendo aos meus amigos que, assim que eu me formar em Arquitetura, pretendo fazer alguma especialização em outro país. Viajar sempre foi uma grande paixão na minha vida e, ao aprender Inglês, sei que posso ir a qualquer lugar sem medo de ninguém me entender. Se você é assim como eu e quer ter opções fora do Brasil, te aconselho de olhos fechados a aprender a língua inglesa.

Intercâmbios

Pergunte a qualquer um, todos te dirão que não há forma melhor de aprender um idioma se não a fazer um intercâmbio. Eu mesmo já quis diversas vezes ao longo da minha vida, em todas eu acabei desistindo por motivos pessoais, como falta de tempo ou falta de dinheiro. Mas, se você é pai/mãe ou irá ser, saiba que essa experiência é capaz de mudar a vida do seu filho. O nível de imersão é incrível, é quase como ir sem saber falar e voltar com o idioma fluente. Sem contar nas memórias lindas que ele vai criar com seus novos amigos, sua nova família temporária e sua nova cidade. Existem diversos sites e órgãos que compartilham lugares onde você pode se aplicar para ser um intercambista.

Escolas Presenciais

Sou suspeito para falar, pois estou estudando há oito anos em uma escola aqui da minha cidade. Mas o fato é que, querendo ou não, você acaba aprendendo bem mais ao estar na frente de uma professora do que estar vendo alguma série/filme. Quando entrei, eu tinha o inglês básico, eu já sabia falar diversas frases pelo tanto de jogos em inglês que eu costumava jogar em casa.

Antes de entrar na escola eu achava desnecessário e preferia aprender sozinho, sabe o que aconteceu depois? Assim que eu entrei foi uma explosão de conhecimento e de vivências. Atualmente o meu inglês é avançado e tenho uma segurança para me comunicar e já consigo colocar isto no meu currículo sem ter medo.

Minha dica aqui é: sempre pesquise bastante antes de escolher uma instituição de ensino. Muitas vezes aquela escola super famosa não é a melhor para o seu caso, ou para a sua vontade de aprender. Ah, outra coisa, sempre se lembre de que é você que comanda o seu aprendizado, então não venha culpar a tal escola por não ter aprendido nada sendo que você não se esforçou e tirou as dúvidas com os seus professores.

Filmes, séries e músicas: como te ajudam a melhorar a pronúncia?

Pensando em melhorar o meu inglês, comecei a tomar as seguintes medidas:

1- nada de olhar filmes e séries em português, agora é apenas em inglês (fala e legenda).

2- de todas as músicas que eu escutar e que sejam em inglês, irei ler a letra da música e todas as palavras que eu não entender irei salvar a estudar para aprender.

3- mudar o idioma do meu celular e computador para o inglês.

Pode parecer loucura caso seu idioma não seja avançado, mas comece aos poucos e em breve você notará a diferença. Sobre consumir conteúdos no idioma que você está estudando, isso vai te ajudar a pronunciar as palavras da forma correta, além de treinar o seu ouvido para quando escutar nativos falando, você entender tudo o que eles falaram, independentemente da velocidade de como falam.

4 apps para te ajudar

Duolingo

Com ele você consegue aprender o nível básico de um idioma e ele ainda te avisa sempre para você não esquecer de treinar. As tarefas são fáceis e envolvem escrita, pronúncia e audição. Cada tarefa costuma ser rápida e você sempre pode refazer caso tenha esquecido, ou caso queira treinar mais. A interface do app é amigável e você consegue ver o seu nível de fluência conforme faz cada tarefa. Está disponível para iOS, Windows Phone e Android.

Tandem

Conheci ele em 2016. Com a premissa de ser um app de conversas, o Tandem une pessoas do mundo inteiro que queiram conversar sobre diversos assuntos e de quebra ainda queiram melhorar o seu nível de idioma. Como o app é mundial, você pode aprender/melhorar o idioma que quiser, seja inglês, francês, alemão,espanhol… você que escolhe. Ele é perfeito porque você conhece pessoas ótimas e conhece palavras novas e o estilo de fala real das pessoas, nada de aprender aquelas frases formadas que sempre vemos nos nossos livros. O app é gratuito e está disponível pra iOS e Android.

Musixmatch

Uso ele há muito tempo, desde quando ele era um aplicativo dentro do Spotify (meados de 2011) até atualmente, onde ele é um app para iOS e Android. Ele é perfeito para quem quer descobrir músicas, ver as letras e aprender palavras novas. No Android ele tem uma função onde sempre que você for escutar uma música, uma janela pop-up abre e você consegue ver a letra simultaneamente conforme a música vai passando. Uma dica que eu dou é: pegue um caderno, caneta e o seu celular. Tire um tempo do seu dia para se sentar, escutar as suas músicas favoritas e prestar atenção na letra de cada uma. Toda hora que você achar uma palavra diferente, anote no seu caderno e crie algumas frases com cada uma. Confesso que melhorei muito o meu vocabulário desta forma.

Netflix

OK, o mais conhecido. Mas você já viu as suas séries em outro idioma sem ser o português brasileiro? Pode parecer bobagem, mas vai por mim, é muito melhor. As vozes, os personagens, a legenda, tudo fica mais verdadeiro. E de quebra você acaba praticando o seu listening. Está disponível para iOS, Android, Web e diversos outros lugares. É grátis por um mês, após isso, requer uma assinatura mensal.


Como está o nível do seu idioma estudado? Já assistiu alguma série em inglês? Deixa um comentário aqui pra gente, vamos adorar ler!

Não se esqueça nos seguir nas nossas redes sociais para não perder nenhuma novidade! Ah, você também pode deixar seu e-mail na caixa mágica aqui do lado, assim você receberá notificação quando a gente postar algo novo. Além de receber conteúdos exclusivos!

Nos ajude a chegar na nossa meta de 500 seguidores no Pinterest e 700 no Insta, estamos quase lá!!!

Instagram: @universodeinspiracao

Facebook: @universodeinspiracao

Pinterest: @deinspiraçao

Gabriel Delpino
Olá! Me chamo Gabriel e tenho 18 anos. Gosto de decoração, tecnologia e de frases inspiradoras! Crio posts no intuito de compartilhar as minhas experiências e aprender lendo os textos alheios. Espero que gostem do que eu andei escrevendo por aqui. #dicadouniverso

Deixe uma resposta