Conheça um app para você ajudar quem precisa mesmo estando longe

Categorias Sem categoria, Tecnologia

Olá Universo!

Vocês já pararam para pensar no quanto a tecnologia avançou nos últimos 30 anos? Foi muita coisa! Há um tempo atrás eu estava procurando apps legais para baixar e acabei me deparando com o Be My Eyes, mas já já eu conto tudo sobre ele.

Um mundo tecnológico acessível á todos

Computadores, tablets, relógios, celulares, televisões, carros, elevadores… eu poderia fazer um post inteiro só pra dar exemplos de itens que todos usamos no nosso dia-a-dia mas que nunca paramos para pensar em como as pessoas portadoras de necessidades especiais utilizam os mesmos.

Assim que eu entrei na faculdade de arquitetura & urbanismo fui orientado pelos meus professores sobre projetos comerciais onde, querendo ou não, eu precisava criar-los para todas as pessoas usufruirem. Sabe qual foi o meu primeiro medo? Eu amo projetar coisas loucas e diferentes, e para isso eu precisava de escadas! Só que escadas são as grandes inimigas dos cadeirantes. Sabe o que eu fiz? Fui atrás de informações e utilizei em meu projeto aqueles elevadores que são acoplados aos corrimões das escadas, facilitando a minha vida e a dos meus futuros clientes cadeirantes.

Esse daqui eu encontrei lá no Museu Oscar Niemeyer em Curitiba.

Isso é um exemplo de como a acessibilidade é necessária e não podemos deixá-la de lado NUNCA.

Em 2015 o IBGE demonstrou que cerca de 6,4% dos brasileiros são portadores de necessidades especiais

Celulares e suas configurações

Caso você não saiba, nos nossos smartphones (seja Android ou iOS) temos as opções de acessibilidade. Tem de tudo lá, desde retorno de voz para cegos, aumentar o tamanho das letras para pessoas com visão afetada, flash nas notificações para deficientes auditivos e muito mais!

Nas lojas de aplicativos você encontra muita coisa, sem contar em apps famosos que já vem com configurações de acessibilidade instaladas. Um app muito legal desenvolvidos por brasileiros é o “CittaMobi Acessibilidade”. Nele os deficientes visuais conseguem se locomover pelos transportes públicos da cidade de São Paulo.

Be My Eyes

Não me lembro quando e por quem que me apresentou o app, mas na mesma hora já baixei e deixo ele instalado no meu celular desde então.

A dinâmica é bem simples: quando um deficiente visual precisar de ajuda, ele usa o app para ligar para alguém aleatório, onde esse alguém irá ajudar o cego no que ele precisar. Digamos que é um FaceTime exclusivo para cegos e voluntários. Nas configurações, você consegue marcar os seus idiomas, facilitando ainda mais a filtrar quem poderá te ligar.

Pra você ter noção no quanto de gente que já aderiu ao app, veja só:

Caso você também queira ser um voluntário, clique aqui para baixar na PlayStore, ou clique aqui para baixar na AppStore.


Esperamos que você tenha gostado do post e que conheça mais sobre acessibilidade para ajudar quem precisa! Deixe um comentário e não se esqueça nos seguir nas nossas redes sociais para não perder nenhuma novidade! Ah, você também pode deixar seu e-mail na caixa mágica na barra lateral da página inicial, assim você receberá notificação assim que a gente postar algo novo!

Nos ajude a chegar na nossa meta de 450 seguidores no Pinterest e no Insta, estamos quase lá!!!

Instagram: @universodeinspiracao

Facebook: @universodeinspiracao

Pinterest: @deinspiraçao

Fotos: Pinterest

Gabriel Delpino
Olá! Me chamo Gabriel e tenho 18 anos. Gosto de decoração, tecnologia e de frases inspiradoras! Crio posts no intuito de compartilhar as minhas experiências e aprender lendo os textos alheios. Espero que gostem do que eu andei escrevendo por aqui. #dicadouniverso

Deixe uma resposta