5 cantoras indie pra você ouvir essa semana

Categorias Música

Olá Universo!

Dando continuidade a nossa série, hoje trouxemos mais cinco cantoras do gênero indie para você ouvir. Detalhe importante: essa lista está mais direcionada a pessoas que não conhecem o gênero, pois estamos mostrando as principais e mais influentes cantoras desse estilo, então se você já ouve musica independente, provavelmente já conhece elas.

Lembrando que se você quer saber um pouco sobre a origem desse gênero e sua história é só ler o post que fizemos sobre 5 bandas indie para você ouvir essa semana, assim você fica mais por dentro do assunto 😉

Lana Del Rey

Elizabeth Woolridge Grant, mais conhecida como Lana Del Rey é uma cantora, compositora, modelo e atriz estadunidense. Formada em filosofia, a cantora começou sua carreira em 2005 usando outros nomes artísticos como Lizzy Grant e May Jailer. Influenciada pelo seu tio que a ensinou a tocar violão, Lana começou a compor suas próprias músicas e á tocar em clubes. Ela demorou muito tempo para ser reconhecida, mas não desistiu mesmo depois de ser recusada em várias gravadoras.

Foi em 2011 com o single Video Games que Lana começou a se tornar mundialmente conhecida. Já no ano seguinte lançou seu segundo álbum de estudio, Born To Die, de grande sucesso e boas colocações nos charts de diversos países. Ainda em 2012 a cantora relançou Born To Die, só que agora intitulado Paradise, com novos singles como “Ride“, uma de suas canções mais conhecidas. Seu terceiro álbum foi lançado em 2014 e se chama Ultraviolence e no ano seguinte lançou outro, conhecido por Honeymoon. Ano passado (2017) Lana lançou seu até agora, último album, intitulado Lust For Life que conta com diversas parcerias ilustres como The Weekend, A$AP Rocky e Steve Nicks.

Abaixo uma das minhas três músicas favoritas dela, Cherry é a minha favorita de todas. Com referencias dos anos 60, Lana tem diversas influencias de cantores dessa época. Seu estilo é bem característico e seus clipes normalmente são filmados com aqueles efeitos de câmeras antigas. Com músicas lentas e super melancólicas, os videos clipes são gravados em cenários que remetem ainda mais aos tempos antigos, o que deixa tudo com um ar mais “Sad” e de certa forma depressivo.

Marina And The Diamonds

Marina Lambrini Diamandis é a voz por trás do nome Marina And The Diamonds. A cantora e compositora britânica de 32 anos iniciou a sua carreira em 2005, que foi quando criou o seu nome, Marina, ela, e os Diamonds, os fãs. Marina gravou e compôs sozinha o EP chamado Mermaid vs. Sailor, mas foi apenas em 2008 que ela foi descoberta por um músico, assinando com uma gravadora logo em seguida.

Em 2010, ela lançou o seu primeiro álbum de estúdio intitulado The Family Jewels, com diversos singles e algumas músicas regravadas. Nesse mesmo ano ela foi aos Estados Unidos colaborar com produtores, assinando com uma gravadora norte-americana. Em 2011 ela saiu em turnê com Katy perry e em 2012 lançou seu segundo álbum solo, Electra Heart, com canções sobre sexualidade e feminismo. Seu último álbum de estúdio, FROOT, foi lançado em 2015 com diversas músicas em boas colocações nos Charts.

Infelizmente a cantora anunciou uma pausa na carreira em 2017, motivo: ela quer se conhecer melhor e ingressou em um curso de psicologia. Atualmente ela mantém um blog atualizado com textos e reflexões, o Marina Book.

Abaixo algumas das minhas músicas favoritas dela, Primadonna em primeiro lugar na lista e no meu coração. Os videos são super coloridos e alegres, tudo com uma cara vintage, cenário dos anos 60, figurino Pin Up e filtros de câmeras antigas. Com um estilo pop art, diferente da Lana que, apesar de ter referencias parecidas, é mais sombrio e misteriosos.

 

Kimbra

Pensem numa cantora linda, neozelandesa de 27 anos, com uma voz incrível e um acervo musical melhor ainda! Só estamos falando da Kimbra Lee Johnson ou apenas Kimbra. Conheci ela em 2012 pelo clipe Cameo Lover e estou apaixonado nos álbuns dela desde então.

A primeira vista você pode estranhar, os clipes são relativamente estranhos e te fazem refletir sobre diversos aspectos. Seu principal single de lançamento do álbum Vows foi Settle Down, um conjunto de emoções dentro de um mesmo clipe e você provavelmente vai querer conhecer os outros singles e álbuns. Ela tem 2 álbuns e agora em abril sai o terceiro, titulado Primal Heart.

Sua voz é suave e poderosa, já que em suas musicas você consegue perceber o seu arranjo vocal e o domínio com diversos equipamentos, como o caso do drumpad, um elemento sempre presente em seus shows, operado por ela mesma e que, ao toque de um botão, sua voz muda para incorporar mais movimento à musica. Em 2015 ela veio ao Brasil para se apresentar no Rock in Rio ao lado do Olodum. Para muitos, aquela foi a primeira vez brasileiros conheceram a sua voz, mas era fácil encontrar os diversos fãs na frente do palco cantando loucamente.

Para começar, te recomendo escutar Settle Down, Cameo Lover, Two Way Street (todas do álbum vows e estão aqui em baixo, só dar play) e aí você passa a escutar Teen Heat, 90s Music, Goldmine (todas do álbum The Golden Echo). Para as musicas recém lançadas, comece por Everybody Knows e Sweet Relief.

#curiosidade: Muitos de vocês já devem ter escutado a sua voz, já que ela fez parte da musica/clipe Somebody That I Used to Know do Gotye.

Birdy

Jasmine van den Bogaerde, também conhecida como Birdy, é uma cantora e compositora britânica de 21 anos. Ela começou bem cedo, aprendeu a tocar piano com apenas 4 anos e a compor com 7 e aos 12 anos ganhou a competição de música Open Mic UK em 2008, vencendo até mesmo a categoria adulto. Aos 14 anos ela gravou o cover da música Skinny Love de Bon Iver, um de seus maiores sucesso, além de outros cover famosos como The a Team do Ed Sheeran e Shelter do The XX, banda que falamos no outro post sobre música Indie.

Com suas canções suaves e ao mesmo tempo poderosas, Birdy já teve seus cover e canções autorais em filmes e séries como The Hunger Games e The Vampire Diaries. Seu primeiro álbum de estúdio intitulado Birdy foi lançado em 2011, o segundo foi lançado em 2013 e se chama Fire Within e o terceiro e ultimo até agora chama-se Beautiful Lies, e foi lançado em 2016.

Confira abaixo os três dos seus principais trabalhos. Os clipes são super lindos e bem produzidos, certamente tem alguém que investe muito no seu trabalho. Você verá muita referência britânica, sem falar que ela parece uma princesa.

AURORA

Aurora Aksnes é uma cantora e compositora norueguesa de 21 anos. Sua paixão pela música vem desde os seis anos de idade, quando aprendeu a tocar piano. Seus pais nunca viram a música como uma profissão, até que em 2015 seu primeiro EP “Running with the Wolves” foi lançado, atingindo milhares de pessoas e aclamados críticos musicais. Assim que você olha pra ela, é notável o seu país natal e ela deixa isso bem claro em seus videoclipes.

Suas músicas são viciantes e cheias de significados. A forma como ela se apresenta demonstra total imersão à música e você provavelmente vai notar isso. Com uma voz poderosa, ela já arranca olhares de diversas mídias e gravadoras. Seu primeiro e único álbum (até o momento) se chama All My Demons Greeting Me As A Friend. Cheio de estrofes bem planejadas e muitos instrumentos, você com certeza vai achar uma música para ficar viciado. Recentemente ela lançou o clipe Scarborough Fair, tema da novela Deus Salve o Rei.

Confira abaixo três músicas que vale a pena conhecer. Os clipes são lindos, com paisagens de tirar o fôlego.


Hey! o que você achou da nossa lista? Gostaríamos de saber a sua opinião sobre as cantoras e as músicas delas, deixe um comentário aqui abaixo!

Não se esqueça de nos seguir nas nossas redes sociais para não perder nenhuma novidade! Ah, você também pode deixar seu e-mail na caixa mágica aqui do lado, assim você receberá notificação quando a gente postar algo novo. Além de receber conteúdos exclusivos!

Nos ajude a chegar na nossa meta de 600 seguidores no Pinterest estamos quase lá!!!

Instagram: @universodeinspiracao

Facebook: @universodeinspiracao

Pinterest: @deinspiraçao

 

Stefani Oliveira
Tem 18 anos, cursa arquitetura e não vive sem música e animais. Nas horas vagas devora livros, desenha rostos e organiza coisas.

Deixe uma resposta