5 bandas indie pra você ouvir essa semana

Categorias Música

Olá Universo!

Procurando artistas novos para ouvir? Quer saber que diabos é indie? Gosta de indie é quer saber se estamos recomendando bandas boas? Bem, então você esta no lugar certo.

Damos inicio hoje, com esse post a uma série de música, onde iremos recomendar artistas de um determinado estilo barra gênero. O objetivo é fazer com que você não apenas conheça artistas novos como também aprenda um pouco sobre o gênero e a história da banda.

A lista abaixo é bem aleatória, as bandas apesar de estarem dentro do um mesmo grupo tem estilos e características diferentes. Mas agora chega de enrolação e vamos ao resumo descomplicado desse gênero.

Um estilo independente

Indie é uma abreviação da palavra inglesa independent (traduzindo: independente) e é um estilo que engloba moda, música e comportamento. Esse termo surgiu na década de 80 no Reino Unido e é contrário aos padrões estabelecidos pelas sociedade.

Focando em música que é nosso tema, o estilo estourou mesmo na Inglaterra e Estados Unidos na década de 90, quando bandas influenciadas pelo punk e hardcore começaram a produzir suas músicas e álbuns de forma independente, ou seja, sem gravadora.

Resumindo: artistas produziam seus trabalhos de forma independente para entrar na industria musical e suas principais influencias derivavam de estilos como rock e pop, surgindo assim subgêneros desse estilo como o Indie Rock, Indie Pop, Indie folk, Britpop, Twee pop, entre muitos outros.

Alguns grupos fizeram grande sucesso e acabaram lançando em grandes gravadoras, meio que se afastando daquela proposta inicial. Mesmo mantendo a identidade, elas passaram a ser denominadas bandas alternativas e quem permaneceu no movimento ficaram conhecidas por underground.

Arctic Monkeys

A banda britânica de indie rock Arctic Monkeys foi formada em 2002 em Sheffield, Inglaterra. Os membros são Alex Turner como vocal, guitarra e compositor, Jamie Cook é o guitarrista, Nick O’Malley no baixo e Matthew Helders na bateria e apoio vocal.

Depois de fazerem algumas apresentações, em 2003 a banda gravou um CD e distribuiu para o público. Esse fãs passaram a disponibilizar o trabalho deles na internet e essa divulgação fez a banda ser alcançar outros públicos fora da sua região. Atualmente eles possuem 5 álbuns de estúdio, sendo eles: Whatever People Say I Am, That’s What I’m Not (2006), Favourite Worst Nightmare (2007), Humbug (2009), Suck It and See (2011), AM (2013). E há rumores de lançamento de álbum novo deles este ano #ansiosa.

Abaixo estão as três músicas que a autora que aqui vos escreve mais gosta, sendo 505 a minha favorita de todas.

Kodaline

A banda irlandesa que em 2005 se chamava 21 demands passou a se chama Kodaline em 2011. Os membros da banda atualmente são Stephen Garrigan, Mark Prendergast, Jason Boland e Vinny May. Em 2006 eles participaram de um reality show musical tipo The X Factor onde perderam na final pórem logo em seguida, com o música Give Me a Minute, tornaram se a primeira banda com single independente a alcançar o #1 nas paradas irlandesas. Com dois álbuns de estúdio intitulados In a Perfect World (2013) e Coming Up in Air (2015) e com mais cinco EP’s a banda tem músicas que são trilha sonara na série Greys Anatomy, no filme A culpa é das Estrelas e música de fundo para a Google’s 2012: Year in Review.

Abaixo os três maiores sucessos da banda.

The XX

A banda britânica The XX é formada por Romy Madley Croft (vocal e guitarra), Oliver Sim (vocal e baixo) e Jamie Smith (beat e produção). Romy e Oliver se conhecem desde os 3 anos de idade, juntos na adolescência compartilharam a vontade de fazer música, formando assim a banda em 2005, junto a Jamie que conheceram quando tinham 11 anos. Eles escreviam suas próprias músicas e gravavam covers que eram compartilhados na internet. Eles não usam pronomes como ele/ela nas letras de suas músicas para cada um interpretar do seu jeito. A banda já teve suas músicas em mini séries e novelas brasileiras como Amores Roubados e Além do Tempo. A discografia da banda consiste em três álbuns de estúdio, sendo eles XX (2009), Coexist (2012) e I See You (2017).

Banda do Mar

Primeira banda brasileira da lista chegando. A banda foi formada em 2014, lançando o álbum Banda do Mar no mesmo ano e saindo em turnê logo em seguida. O projeto infelizmente foi pausado no ano seguinte. Formado por nada mais nada menos que Marcelo Camelo do Los Hermanos, Mallu Magalhães e Fred Moreira – que é natural de Portugal. Com várias músicas como trilha sonora em novelas e filmes brasileiros. Abaixo as minhas três musicas favoritas do álbum.

Plutão já foi planeta

A última banda da lista é de Natal, Rio grande do Norte e tem um nome muito legal, Plutão Já Foi Planeta. Formada em 2013 e atualemnte possui cinco integrantes, que são: Natália Noronha na voz, violão, teclado e contrabaixo elétrico; Gustavo Arruda na voz, guitarra e contrabaixo elétrico; Sapulha Campos também na voz, guitarra, ukulele e escaleta, Vitória De Santi no contrabaixo elétrico e teclado e Renato Lelis na bateria (Ufa!). Eles alcançaram visibilidade nacional quando participaram do reality musical “SuperStar” onde saíram como vice-campeões. Possuem dois álbuns de estúdio, sendo Daqui Pra Lá de 2014 e A Última Palavra Fecha a Porta de 2017.


Primeira playlist de indie finalizada! Gostarias muito de saber o que você achou. Conte pra gente aqui nos comentários quais delas você mais gostou, se já conhecia alguma ou qual banda você adicionaria nessa lista. Se quiser dar uma ideia de gênero para um próximo post, fique a vontade!

Não se esqueça nos seguir nas nossas redes sociais para não perder nenhuma novidade! Ah, você também pode deixar seu e-mail na caixa mágica aqui do lado, assim você receberá notificação quando a gente postar algo novo. Além de receber conteúdos exclusivos!

Nos ajude a chegar na nossa meta de 500 seguidores no Pinterest e no Insta, estamos quase lá!!!

Instagram: @universodeinspiracao

Facebook: @universodeinspiracao

Pinterest: @deinspiraçao

Stefani Oliveira
Tem 18 anos, cursa arquitetura e não vive sem música e animais. Nas horas vagas devora livros, desenha rostos e organiza coisas.

Deixe uma resposta