Óculos de Grau: modelos e tendências para 2018

Categorias Beleza, Moda

Olá Universo!

Você provavelmente entrou neste post por apenas um motivo: querer matar todas as suas curiosidades sobre os óculos de grau. E não podemos negar que bate um desespero quando vamos comprar um, afinal o acessório vai ficar bem no meio do seu rosto, vai fazer parte de você, do seu visual.

Escolher um modelo bonito e que fique bem no seu formato de rosto é um grande desafio, mas calma, nós vamos te ajudar. Confira abaixo um pouco sobre a história, as últimas tendências e qual o tipo ideal para o seu formato do rosto e muito mais.

Quando surgiu?

Apesar de ser conhecido por ser um elemento protetor de raios solares e corretor de aberrações na visão, o seu nome vem dos orifícios por onde os soldados viam através de uma armadura. Apenas em I d.C. foi quando surgiu a lente corretiva, onde era cortada em uma camada fina uma pedra semi-preciosa, ajudando aqueles que tinham dificuldades em ver objetos de perto.

Foi somente em 1000 d.C. que Alhazen estudou a forma como a luz incidia em espelhos esféricos e os óculos passaram a ser úteis para ver objetos longe. Estes modelos ainda eram com apenas um óculo, já que as hastes que seguram na orelha foram inventadas apenas no séc. XVII

Em 1785 era criado os primeiros óculos bifocais, por Benjamin Franklin, onde ia-se dois vidros em cada olho, segurados pelas hastes e pela armação de ferro.

Óculos de sol e grau numa mesma armação, tem como?

Fazem anos que as óticas já disponibilizam o serviço de criarem lentes para os óculos de sol com o grau que o seu oftalmologista passa. Com o avanço da tecnologia, foram desenvolvidas as lentes fotossensíveis, capaz de alterar a sua coloração na presença do sol. A grande vantagem destes lentes é que você não precisa adquirir uma armação de óculos de sol, já que você pode ter apenas uma de grau clara, que ao ver luz solar, ela automaticamente escurece.

Atualmente a indústria desenvolveu outro método para óculos solares. São armações normais que vêm com uma “frente” extra, onde você consegue grudar em cima da normal por meio de imãs, tendo assim, os óculos prontos para um dia de sol. Das citadas acima, eu utilizado as lentes fotossensíveis e vejo como o melhor custo-benefício.

Saiba como escolher o modelo certo para você

Com certeza essa é a parte mais difícil. Antes de tudo você precisa saber o formato real do seu rosto. Muitas pessoas acham que um rosto oval na verdade é redondo ou que um rosto hexagonal é quadrado. Outra coisa que também confunde muito são rostos mistos, com a metade do nariz pra cima de um formato e do nariz para baixo de outro. Se você tiver dúvidas, procure algum guia na internet que irá te explicar sobre as linhas faciais e assim você saberá a forma do seu rosto.

Depois de ter essa questão confirmada será muito mais fácil escolher a armação do seu óculos. Abaixo citamos os formatos mais comuns e quais tipos de armação é melhor.

Rosto Redondo: Muito parecido com o oval, porem a testa é mais redonda e o queixo é mais estreito. Modelos quadrados ou mais retangulares são os ideias. Modelos tipo gatinho, que possuem os cantos mais levantados também ficam bons, desde que os ângulos sejam bem retos.

Rosto Oval: Os cantos da mandíbula e da testa são mais sutis, sendo o tipo de rosto mais versátil, ficando bem com modelos redondos e retangulares. Modelos com lentes maiores também ficam bem.

Rosto Triangular: Com a testa mais estreita e com uma mandíbula mais larga esse formato é muito confundido com o quadrado. Os modelos que ficam melhor são os tipo “Gatinho”, aqueles modelos que possuem a parte de baixo mais redonda e pontas de cima mais largas.

Rosto Quadrado: Com o queixo e testa de laterais bem retas, os modelos que podem suavizar os ângulos são os redondos e ovulados. Armações com ângulos mais aredondados e uma armação mais fina são os mais recomendados.

#dicadouniverso: óculos possuem tamanhos assim como as roupas. Se você gostou muito de um modelo mas achou que ele ficou pequeno no seu rosto, pergunte na loja se ele não possui um tamanho maior.

As tendências para 2018

  • Transparência

Armações transparentes são uma das grandes tendências para esse ano, tanto em óculos de grau como nos de sol. O aro normalmente é mais grosso e tem as lentes maiores, puxando para um estilo retrô no estilo gatinho. Mas também existem modelos mais delicados com aros bem finos, dando a sensação de que você não está usando os óculos.

  •  Pedrarias

Pedras e elementos para destacar os óculos também ganham destaque. Estando nas hastes ou na armação na parte da frente, mais discretos ou chamativos, elas dão um ar mais sofisticado ao óculos.

  • Estilo Retrô

Você já deve ter reparado que o que tem feito sucesso nos óculos de sol são os modelos retrô, com a lente menor e super coloridos. Essa tendência também está ganhando lugar nos de grau, seja em modelos transparente com um pouco de cor ou em armações mais clássicas em preto ou marrom.

  • Aro super fino

As armações de aros super finos dão mais leveza aos óculos, perfeito para quem prefere modelos mais discretos. Quanto a cores, a grande aposta são combinações tropicais como verde, vermelho e laranja.

Como ele é aplicado na tecnologia?

Há alguns anos atrás o Google decidiu criar um dispositivo vestível, no qual você só precisaria colocar a armação e você teria informações sobre clima, local, lembretes e diversas outras funcionalidades. Esse projeto se chamava Google Glass e foi descartado por não ter tido tantos investidores.

Em um futuro próximo ao Glass, empresas apostaram nos tão amados e tendenciosos óculos de realidade virtual. Estes deram tão certo por te dar uma imersão total ao item que está sendo mostrado no visor do equipamento.

Agora pensando em hologramas e voltando à tentativa falha da Google, a Microsoft está desenvolvendo o HoloLens, com o mesmo princípio do Glass porém já conta com muitos investidores e é muito esperado pelos amantes de tecnologia mundo afora.

Não é só de hologramas e vida totalmente virtual que a tecnologia é exposta nestes princípios. Em 2016 o Snapchat lançou o Spectacles, óculos de sol com uma câmera na armação, enviando os seus vídeos gravados direto para a rede social.

Lembrando que essas dicas valem tanto para mulheres quanto para homens.


Já sabe qual o seu modelo de óculos? Gosta da tendência retrô? Conta pra gente aqui nos comentários! Vamos adorar saber.

Não se esqueça nos seguir nas nossas redes sociais para não perder nenhuma novidade! Ah, você também pode deixar seu e-mail na caixa mágica aqui do lado, assim você receberá notificação quando a gente postar algo novo. Além de receber conteúdos exclusivos!

Nos ajude a chegar na nossa meta de 500 seguidores no Pinterest e 1300 no Insta, estamos quase lá!!!

Instagram: @universodeinspiracao

Facebook: @universodeinspiracao

Pinterest: @deinspiraçao

Gabriel Delpino
Olá! Me chamo Gabriel e tenho 18 anos. Gosto de decoração, tecnologia e de frases inspiradoras! Crio posts no intuito de compartilhar as minhas experiências e aprender lendo os textos alheios. Espero que gostem do que eu andei escrevendo por aqui. #dicadouniverso

Deixe uma resposta