Estimulando a leitura desde cedo

Categorias Literatura

Se você é um pai ou uma mãe e parou nesse post em busca de algo para entreter seu filho e fazê-lo criar um gosto por leitura, chegou no lugar certo.

Primeiramente, quero contar um pouco da minha experiência e depois te falo como fazer para que isso aconteça da melhor forma possível.

Eu nunca gostei de ler. Sempre tive mais gosto em ver algo na televisão ou até mesmo preferia ver um filme à ler um livro. Tudo mudou assim que comecei a amadurecer minha mente; certo dia em meados de 2012, quando eu tinha uns 11-12 anos, uma amiga minha me recomendou um livro chamado Diário de Um Banana. Eu, como nunca gostei, mas era preciso porque na escola tinha aquelas resenhas na aula de português, comecei a ler aos poucos. Alías, li muito rápido; justamente pelo livro parecer ter muitas páginas porém continha diversas figuras e uma história envolvente.

Caso você não saiba, o Diário de Um Banana conta a história de um menino chamado Greg. Ele vive diversas aventuras com sua família e ao lado de seu melhor amigo Rowley. Atualmente, a série conta com 10 livros, 3 filmes e 2 livros adicionais sobre o primeiro filme e outro de  “faça você mesmo”.

A partir de que ler o primeiro livro, comecei a ficar viciado na série. Possuo toda a coletânea e todos os lançamentos me proporcionavam um estimulo e vontade de continuar nesse universo literário. Porém, não é disso especificadamente que eu queria te dizer e sim sobre o fato de que eu não parei de ler depois disso, eu continuei lendo e me apaixonando pela leitura. Hoje, um dos melhores presentes que alguém pode me dar é sem dúvida um livro.

Por fim, eu te aconselho a comprar o Diário de Um Banana e dar ao seu filho. Isso que te falei em cima não foi só comigo, mas sim com várias pessoas que também não tinham o hábito de ler. Outra coisa: Nunca peça para alguém ler um livro obrigatoriamente, como as professoras costumavam fazer, é muito melhor quando nós escolhemos os livros que queremos. Obs.: Isso não se encaixa se você estiver fazendo um vestibular e precisar ler certas coisas. Mas no geral, converse com o seu filho antes para saber se realmente ele/ela irá ler.

Lugares onde comprar o livro:

 

Obrigado por ter lido e eu realmente espero que isso tenha te ajudado. Por favor deixe um comentário falando o que achou, isso vai me deixar muito feliz. Nos siga em nossas redes sociais para não perder nenhum post.

Instagram: @universodeinspiracao

Pinterest: @deinspiracao

Twitter: @deinspiracao

Escrito por: Gabriel Delpino.

Gabriel Delpino
Olá! Me chamo Gabriel e tenho 18 anos. Gosto de decoração, tecnologia e de frases inspiradoras! Crio posts no intuito de compartilhar as minhas experiências e aprender lendo os textos alheios. Espero que gostem do que eu andei escrevendo por aqui. #dicadouniverso

4 ideias sobre “Estimulando a leitura desde cedo

    1. Existem outras coleções derivadas que fazem o mesmo tipo, como Diário de um Zumbi no Minecraft, querido diário otário e diversos outros. Recomendo a partir da leitura do Diário de um Banana, já começar a introduzir livros com uma “dificuldade” maior, como O Pequeno Príncipe, Como treinar o seu dragão, …. 😀

    1. O bom da série é que todo ano o autor lança livros novos. Mas se você preferir, eu recomendo livros um pouco mais complicados, como O Pequeno Príncipe.

Deixe uma resposta