Dicas para ajudar você a diminuir o consumo de plástico

Categorias Lifestyle

Olá Universo!

Cada vez mais se fala e se vê noticias sobre o consumo excessivo de plástico e o mal que ele pode fazer ao planeta. Você já deve ter visto algum dado alarmante sobre o assunto, ou pelo menos sabe do fato de que ele demora milhares de anos para se decompor. A facilidade, o baixo custo e a durabilidade deste material faz ele ser cada vez mais presente nas nossas vidas.

Plástico embalado num plástico, plástico com plástico dentro de outro plástico, um mesmo produto com diferentes tipos de plásticos, se você olhar ao seu redor encontrará vários exemplos como esses. O grande ponto aqui é que muitos deles são desnecessários. Claro que, reduzir completamente é uma tarefa quase que impossível, levando em consideração que eles estão muito inseridos no nosso cotidiano.

Mas não é porque é uma tarefa difícil que não podemos lidar com ela, certo? Aprender a enxergar o que utilizamos e saber acima de tudo o impacto que isso pode ter na nossa vida, e na vida de todo mundo, é o primeiro passo para começar esse processo. Logo após vem a prática, e nessa questão que vamos ajudar você, com dicas fáceis e algumas informações importantes.

Porque reduzir?

Antes de passar as dicas, você precisa de alguns motivos para realmente entrar nessa, um estímulo. Por isso vamos mostrar alguns dados abaixo:

“Cientistas americanos descobriram que, de 1950 — data em que a produção em larga escala dos materiais sintéticos começou — até 2015, os seres humanos geraram 8,3 bilhões de toneladas métricas de plástico. Desse número, 6,3 bilhões de toneladas se tornaram resíduos. Menos de 10% desse montante foi reciclado.” Correio Braziliense

“Atualmente, utilizamos uma média global de aproximadamente 60 quilos de plástico por ano por pessoa. Nas regiões mais industrializadas – América do Norte, Europa Ocidental e Japão – a média é de mais de 100 quilos per capita.” G1

“Segundo a Science Advances, o número de garrafas compradas vai pular mais 20% até 2021, criando uma crise ambiental que alguns ativistas preveem tão grave quanto a mudança climática.”

“A reciclagem do plástico não anda bem no Brasil. A maioria das taxas encontradas giram em torno de 20%.” Estadão

Como reduzir?

Você já ouviu falar dos 3 R’s?

O três R’s da sustentabilidade são: Reduzir, Reutilizar e Reciclar. Eles são o caminho que você deve seguir, e até mesmo o seu mantra. O principio é reduzir o consumo, conseguir enxergar quando o plástico é realmente desnecessário em determinada situação. O segundo passo é tentar ao máximo reutilizar aquele plástico que você precisou, como por exemplo reutilizar a sacolinha do mercado como saco para o lixo. E a última, mas não menos importante, quando você comprou algo de plástico e não conseguiu reutilizar, a alternativa mais correta é separar e reciclar. Sobre esse ponto vamos explicar melhor mais abaixo.

Mas voltando no nosso foco que é a redução, listamos dicas e informações que vão te ajudar (e está nos ajudando) nesse processo.

1- Canudos

Muito comentado ultimamente, depois daquele vídeo da tartaruga com um canudo sendo retirado do nariz e da lei que foi sancionada no Rio de Janeiro, que proíbe a distribuição de canudos plástico em estabelecimentos comerciais (e que já devia valer para todos os outros estados, né?), esse assunto vem sendo muito discutido, já que algo tão pequeno pode fazer um estrago tão grande.

Não existe dados exatos do consumo de canudos plásticos no Brasil, mas você deve imaginar que essa quantidade é enorme, mesmo esse item sendo desnecessário. É um habito que nem percebemos, comprar algo para beber e pegar não um, mas vários canudos, isso quando eles já não vem com a bebida. Mas perder esse hábito é mais fácil do que você imagina, levando em conta que você não precisa dele para beber seu refrigerante numa lata, garrafa ou copo, por exemplo.

Ah mas como eu vou beber minha água de coco? E o meu filho, como vai beber sozinho sem um canudo? 

Claro que existem alternativas para ocasiões onde o item é necessário. Canudos de bambu e de metal são algumas delas! (Além de opções menos comuns como as de vidro, papel reciclável e de palha). Você pode levá-los na bolsa, e quando precisar é só utilizar. E eles ainda são super bonitinhos, os de metal tem em diversas cores, eles vem com uma escovinha para limpeza e com um saquinho estiloso para guardar.

 

2- Atenção a embalagem

Preste atenção em como os produtos que você compra estão embalados. A grande maioria deles vem em embalagens de plástico, mas não são todos. Dê preferência por produtos em embalagens de papel e vidro. Esses dois materiais são muito mais fáceis de se reciclar e também levam menos tempo para se decompor, caso sejam descartados incorretamente. Outro ponto para o vidro é que você pode reutilizar para armazenar outras coisas ou decoração, fazendo um DIY você pode dar outra utilidade a esse material.

Outra alternativa para fugir de produtos embalados em plástico é comprar a granel (que são muito mais baratos). Assim você leva o seu pote de casa, ou seja, você não gera lixo e ainda não desperdiça comida, já que você compra a quantidade que precisa. Quer alternativa melhor que essa?

3- Chiclete

Confesso que esse aqui foi um choque para mim. Quando fazia a minha pesquisa buscando soluções que ajudariam a reduzir o meu consumo de plástico me deparei com essa informação sobre os chicletes: gomas de mascar possuem plástico em sua formula e se eles podem ser tóxicos se não forem processados corretamente, ou seja, prejudiciais a saúde. Só essa informação já é motivo parar pararmos agora! Mas se for difícil para você, vá reduzindo aos poucos, até que você pare de vez de consumi-lo.

4- Retornáveis e reutilizáveis

Não são muitos os produtos com embalagem retornável, mas dê preferência por eles sempre! Garrafas de vidro, caixinha de ovo, embalagens de frutas… Além de você pagar mais barato na hora de comprar de novo você também vai estar reutilizando e/ou dando um destino correto aquele material.

Produtos reutilizáveis como fraldas de pano e Bee’s Wrap (produto biodegradável que substitui o plástico filme e papel alumínio) são super importantes nesse processo. Eles são mais difíceis de encontrar (principalmente essas alternativas mais novas que estão chegando aos poucos no Brasil) mas são muitas vezes o carro chefe na seu projeto de consumo consciente e sustentável. Pesquise por produtos reutilizáveis e insira eles ao seu cotidiano.

5- Eco Bag’s: sua melhor amiga

Você com certeza já viu elas para vender no mercado. Adotar uma eco bag pode parecer besteira no começo, mas a diferença que vai fazer de você simplesmente carregar ela no ombro quando for fazer compras pequenas é imensurável. Quantas vezes você foi no mercado comprar “uma coisinha” e ela foi empacotada numa sacola grande completamente desnecessária? As sacolas ecológicas além de diminuírem muito o seu consumo ainda são super bonitinhas, unissex e práticas.

Existem diversas eco bag’s de diversos tamanhos, formatos e estampas. Essa de lhama da segunda foto é a da @emporiofitbage, uma loja de produtos naturais que está sempre dando dicas super legais sobre saúde e consumo consciente.

#dicadouniverso: Quando você precisar ir em algum comércio e comprar algo pequeno como um pacote de bolachinhas ou algum remédio, opte por guardar o produto na sua bolsa ou mochila em vez de carregá-la na sacolinha. Aprenda a dizer não ao plástico! 

Saiba para onde vai o seu plástico

“Okay, consumi plástico no meu dia-a-dia e não sei o que devo fazer, onde devo colocar!”. É super comum você ficar preocupado caso isso aconteça, você querendo ou não. A questão é: o que fazer?

Vamos te ajudar a responder essa pergunta de diversas maneiras diferentes. Na sua cidade tem uma usina de reciclagem? Se sim, perfeito! Separe todos os itens e deposite nos respectivos lixos para que a reciclagem funcione da melhor maneira. Se não, você não conhece ninguém que esteja juntando latinhas e outros itens para revender? As vezes essas pessoas estão trabalhando e, ao mesmo tempo, te salvando e salvando o mundo dessa imensidão de sujeira. Ok, não tem usina de reciclagem e nem catador de lixo, e agora? Simples! Artesanato. Olha só esses três exemplos simples que tiramos do Pinterest sobre itens que foram reciclados de maneira linda, criando arte e ensinando a população como esse assunto deve ser debatido.

Você já ouviu falar da ilha de lixo no Pacífico? Sim, esse lugar existe! E isso é só uma porção pequena do que estamos fazendo com a Terra. Já dizia Lavoisier “nada se cria, nada se perde, tudo se transforma”, só que no caso do plástico, esse processo de transformação para captação dos recursos de volta é muito lento. Sendo assim, acabamos perdendo os recursos que poderiam ser utilizados para a renovação do planeta.

Entre nesse desafio com a Equipe do Universo

Vamos juntos transformar o mundo? É simples! Pense sempre onde aquilo vai terminar, vai ser saudável para você e para as pessoas a sua volta?! Tente reduzir o seu consumo de plástico e compartilhe o seu progresso conosco pela #eucuidoomundo nas redes sociais.


É muita informação, e nós não falamos nem 10% de tudo. Existem tantas alternativas e produtos sendo desenvolvidos para nos ajudar para que assim a gente possa ajudar o nosso planeta. Não deixe nunca de ler e se informar sobre esse assunto, ter consciência do que fazemos com o lugar onde vivemos é o minimo que devemos fazer.

Deixe um comentário contando o que você achou desse post? Gostaria de ver mais sobre esse assunto por aqui? Conte pra gente o que você faz para não consumir tanto plástico, nós vamos adorar saber. Não se esqueça nos seguir nas nossas redes sociais para não perder nenhuma novidade! Ah, você também pode deixar seu e-mail na caixa mágica aqui do lado, assim você receberá notificação quando a gente postar algo novo. Além de receber conteúdos exclusivos!

Nos ajude a chegar na nossa meta de 600 seguidores no Pinterest e 4500 no Insta, estamos quase lá!!!

Instagram: @universodeinspiracao

Facebook: @universodeinspiracao

Pinterest: @deinspiraçao

Stefani Oliveira
Tem 20 anos, cursa arquitetura e não vive sem música e animais. Nas horas vagas devora livros, desenha rostos femininos e organiza coisas.

2 ideias sobre “Dicas para ajudar você a diminuir o consumo de plástico

  1. Adorei o texto! Tenho tentado diminuir meu consumo de plástico, ainda estou no começo e às vezes no automático acabo pegando um canudo ou sacolinha, mas me sinto muito bem quando consigo dizer não ao plástico.

    1. Olá Amanda! Que bom que gostou 🙂
      Eu e o Gabriel também começamos a pouco tempo, e as vezes acabamos pegando, principalmente sacolinha. O bom é que quando andamos juntos, se um esquece o outro lembra. É legal que também comemoramos juntos quando dizemos não ao plástico.
      Muito obrigado por compartilhar sua experiência com a gente <3

Deixe uma resposta