Como se organizar em 2020

Categorias Lifestyle

Olá Universo!

Hoje é o último dia de carnaval, e como todos sabemos, o ano do brasileiro só começa depois que o carnaval acaba.

Pensando nisso, vim aqui trazer algumas dicas do que eu estou fazendo para organizar a minha vida, entre pessoal e profissional, fisico e mentalmente.

Todos temos metas e objetivos que queremos atingir, são as promessas maiores que fazemos no ano novo e também as pequenas que fazemos diariamente. Estamos constantemente tentando trilhar novos caminhos e despertar novos interesses, novas histórias. Se organizar deixa tudo mais fácil, descomplica as coisas de uma maneira ótima! Mas pra isso, precisamos mudar alguns hábitos e conhecer algumas ferramentas que consigam se inserir na sua rotina, facilitando a sua vida.

Calendário

O calendário é a forma mais básica de organizar os seus compromissos. Com ele, você insere um tempo específico para a sua tarefa acontecer, acabando com os problemas de procrastinação. A ideia aqui é anotar nele tudo o que você faz durante o seu dia, e dessa forma, fazer uma análise profunda do que realmente vale a pena tomar o seu tempo.

Com o uso contínuo ele acaba entrando de vez na sua rotina, te ajudando a estar na hora certa nos compromissos, e a fama de pessoa atrasada não será mais para você.

Eu, particularmente, utilizo o app de calendário que já vem no celular. Eu crio diversos calendários diferentes para as diferentes áreas da minha vida (ex.: faculdade, pessoal, blog, trabalho…) e dessa forma consigo visualizar um por um. Existem pessoas que ainda preferem seguir anotando numa agenda os compromissos, o que eu acho ótimo! O importante é anotar e fazer a análise de cada item ao final do dia.

Guarda-roupa

Há quem diga que a mudança começa pela sua casa. Eu acredito que, arrumando o meu guarda-roupa, eu consigo “deixar o passado pra trás” e recomeçar. Doar roupas que você já não usa dará espaço para novas roupas, um novo você que será criado neste ano que está começando.

Com essa ideia do guarda-roupa, você pode tirar ensinamentos para toda a sua vida. Do que adianta querer coisas novas se as antigas ainda estão ocupando espaço na sua vida?

Comece fazendo essa limpa e parta para coisas maiores, como seu quarto, sua sala de estar.. sua cozinha.. sua casa!

Um ótimo site para desapego é o Enjoei. Eu utilizo ele desde 2016 para desapegar de itens que já não me representavam ou que estavam guardados há muito tempo.

O site é fácil de usar, o problema são as taxas de utilização que ele pega de você quando você vende algum produto. É cerca de 20 a 40%. Eu particularmente não me preocupo muito com isso, justamente pela facilidade de venda e por não ser algo que eu utilizo como trabalho, mas sim um “hobbie”. Caso você conheça algum site melhor e que não tenha tantas taxas, deixa aqui nos comentários!

Listas

Começar a planejar as mudanças é ótimo, mas qual a melhor maneira de organizar tudo isso? Eu utilizo as listas para lembrar de tudo o que eu preciso fazer e que, não necessariamente tem um tempo de início e fim.

Um exemplo disso são as minhas listas de posts para fazer, séries para assistir, lugares para visitar. Assim que eu sei quando quero cumprir com aquele item, ou retiro ele da minha lista e passo para o calendário. Simples e rápido.

Eu baixei um app hoje chamado Tick Tick, e a ideia dele é unir as listas com o calendário, pois o mesmo te deixa colocar data/tempo em cada item da lista. Por enquanto eu estou gostando de usar. O plano premium custa R$9.90 mensalmente, e caso isso for te ajudar no dia-a-dia, vale a pena pagar.

Reflexão

Isso você provavelmente já faz (e muito!). Tirar um tempo para refletir sobre as suas metas, seus planos, objetivos, ideias e pensamento é crucial para que tudo dê certo durante a sua jornada em busca de melhorar.

Com todas as ferramentas que comentamos acima, você com certeza vai conseguir anotar tudo o que vier na sua cabeça, fazer um mapa mental e começar a planejar COMO conseguir que tudo dê certo.


Caso queira, temos mais alguns posts sobre organização aqui no blog! Só clicar aqui e aqui.

Não se esqueça nos seguir nas nossas redes sociais para não perder nenhuma novidade! Ah, você também pode deixar seu e-mail na caixa mágica aqui do lado, assim você receberá notificação quando a gente postar algo novo. Além de receber conteúdos exclusivos!

Nos ajude a chegar na nossa meta de 650 seguidores no Pinterest e 4000 no Insta, estamos quase lá!!!

Instagram: @universodeinspiracao

Facebook: @universodeinspiracao

Pinterest: @deinspiraçao

Gabriel Delpino
Olá! Me chamo Gabriel e tenho 19 anos. Gosto de arquitetura, tecnologia e de frases inspiradoras! Crio posts no intuito de compartilhar as minhas experiências e aprender lendo os textos alheios. Espero que gostem do que eu andei escrevendo por aqui. #dicadouniverso

Deixe uma resposta