Tudo o que você precisa saber sobre aromatizadores de ambiente

Categorias Decoração

Olá Universo!

Se você chegou aqui nesse post porque é do time de pessoas que ama e aprecia um ambiente cheiroso e está sempre renovando o seu estoque de aromatizadores, você está no lugar certo!

A verdade é que todos gostam de um bom aroma no ar, nos deixa mais confortáveis e com a sensação de que aquele lugar é bom e limpo. Temos essa relação com a perfumaria desde os tempos antigos, sendo os egípcios o povo que influenciou o resto do mundo. Além da descoberta da aromaterapia no inicio do século XX.

Hoje em dia existem inúmeros tipos de aromatizadores, alguns com métodos mais antigos, outros mais modernos e tecnológicos. Apesar de ser algo simples você pode potencializar o tipo que você usa e ainda escolher o perfume ideal para trazer benefícios para sua saúde física e mental. Ficou curioso, né? Então confira as dicas abaixo:

TIPOS

Spray e Spray Automático

Esse tipo provavelmente foi o primeiro que você pensou quando pensou em aromatizadores, afinal ele é o mais popular e o mais fácil de comprar. Um dos mais práticos de aplicar e sem falar nas centenas de marcas e perfumes existentes no mercado.

O Spray normal precisa ser aplicado manualmente no lugar onde você quer, mas também existem versões mais modernas onde o disparo é feito automaticamente através de um aparelho e em tempo variado escolhido por você. Comumente chamados de odorizadores ou purificadores de ar, você precisará apenas colocar o aparelho um uma parede – lembrando de deixar bem alto para não atingir o rosto de ninguém – e trocar o refil quando ele acabar.

Varetas

Esse tipo também é um dos queridinhos e é bem característico comparando aos outros, porque além de perfumar ele também serve como item de decoração. Dentro de uma frasco bonitinho onde contém o líquido de sua preferência são imersas varetas de madeira.

Ele libera o aroma de forma bem suave no ambiente mas as vezes esse cheiro pode se tornar muito pesado, quando o tempo está muito úmido por exemplo. A melhor solução para isso é deixá-lo perto de alguma janela, assim a corrente de vento entra e espalha o perfume por toda a casa.

Elétrico

O aromatizador elétrico com feril é como o automático, ele é programado e dispara o aroma sozinho, a diferença é que ele fica ligado a uma tomada. Esse tipo também necessita de troca de refil que é facilmente encontrados nos supermercados. Já o aparelho aromatizador tipo difusor possui uma parte concavo que é levemente aquecido e onde é depositado gotas de essência da sua preferência.

Cuida onde você coloca, ele pode deixar o ar muito forte com o aroma, por isso prefira deixá-lo em ambientes mais arejados.

Velas e difusores

Velas aromáticas são uma delicia, né? Além de liberar um aroma bem discreto elas deixam o ambiente super agradável. O cheiro é liberado através da queima da cera que é normalmente em uma fragrância orgânica. Tanto as velas quanto os difusores aquecidos ainda contam com o bônus de item de decoração. Você pode procurar por um difusor que mais combine com a decoração da sua casa e com a essência especial para o ambiente (abaixo damos as dicas)

Como estamos lidando com fogo, é sempre bom lembrar de deixar as velas longe de cortinas e objetos inflamáveis e evitar locais onde tem crianças e animais.

Incenso

O aromatizador mais antigo da lista: O incenso. Ele é conhecido mundialmente e também ganha +1 por se tornar um item de decoração com os charmosos suportes para o palitinho. Ele dispara o aroma eventualmente no ambiente, o que significa que as vezes você sente ele mais forte e mais presente e outras vezes não tanto. Ele é prático e barato, e são variados os aromas a venda.

O único ponto negativo desde talvez seja pela fumaça que ele larga. Se você se sente incomodado com isso, evite.

 

Difusores de USB

Esse é um tipo bem curioso e diferente comparado aos outros. Existem aparelhos que conectados á entrada USB do seu computador – quando ligado, vale lembrar – evapora a essência que você escolheu, disparando o aroma no ar. Escolhendo o perfume certo você pode tornar o seu ambiente de trabalho mais tranquilo ou mais enérgico, abaixo você encontra essas dicas!

Anéis de lampadas

Outra opção diferente e que confesso nunca ter visto. Pequenos anéis cerâmicos são encaixados em lâmpadas do tipo bulbo, nesse anel é adicionado a sua essência preferida, quando a lâmpada aquece, ela evapora a essência e libera o cheirinho no ar. Uma opção bem econômica porém ela não funciona de dia caso o seu ambiente seja bem iluminado e você acabe por não ligar a lâmpada.

O AROMA CERTO NO LUGAR CERTO

A escolha do aroma é muito importante, não apenas porque é um que você gosta e que faz se sentir bem, mas porque ele pode trazer muito benefícios. Saber escolher o perfume certo para cada ambiente é um ponto essencial para ter bons resultados. A primeira dica é escolher essências naturais ao invés dos sintéticos, os especialistas recomendam isso por motivos de que produtos sintéticos não tem valor terapêutico enquanto os naturais não vão causar dor de cabeça nem atacar as irritações nasais.

Sala

A sua sala de estar pode ter duas funções, ela pode servir para relaxar e também pode ser um ambiente mais social, com interação e você pode colocar um perfume para cada ocasião. Se for para relaxar procure por aromas de alecrim, eucalipto e cedro, agora se for receber os convidados espalhe no ambiente aromas de laranja, canela e olíbano.

Banheiro

O que queremos é que nossos banheiros tenham um cheirinho de limpeza, por isso procure por aromas frescos com origem natural da floresta, como eucalipto, pinho, limão… Mas você também pode deixar o ambiente mais suave escolhendo aromas florais.

Quarto

O quarto é o lugar onde vamos para relaxar e descansar, por isso nada mais justo do que escolher aromas que nos façam sentir tranquilos. Aromas suaves de flores como camomila, lavanda, jasmim e rosas são as melhores opções.

Cozinha

Devemos ter cuidado ao colocar aromatizantes na cozinha, principalmente se for de um produto sintético, por isso deixe ele bem longe dos alimentos. Invista em aromas de especiarias, afinal nada mais combina com o ambiente do que cheirinhos como alecrim, canela, erva doce, e os cítricos como laranja e limão. O bônus dessas essências é que elas também auxiliam na neutralização de cheiros fortes como de fritura.

COMO FAZER

Vasculhamos a internet atrás de uma receita que fosse com ingredientes caseiros, mas acontece que existem alguns componentes na receita que não podemos mudar! São eles que vão dar alongar a duração do aroma.

Para fazer seu próprio aromatizador, use os seguintes ingredientes:

  • 1L de álcool de cereais
  • 100mL de sua essência favorita
  • 100mL de propilenoglicol e, caso preferir, utilize um corante.

Você já deve imaginar, mas o modo de preparo é apenas misturar todos estes ingredientes e, apenas após 24 horas, mergulhar os palitos de churrasco para espalhar o cheiro. Claro, se preferir, você pode usá-lo em algum equipamento que tenha o refil onde você consiga encher com qualquer líquido.

ONDE COMPRAR

Elo7 – Esse site é feito para pequenos empreendedores venderem seus produtos feitos artesanalmente. Lá você vai encontrar diversos tipos de aromatizadores e também diversas embalagens e aromas.

Panvel – Uma grande rede de farmácias que atua por todo o País. A Panvel tem a sua loja online para atender seus clientes da melhor forma.

LCHome – Os aromatizadores deles são muito exclusivos! Sempre esgota em poucos dias. Por isso, salva essa loja nos seus favoritos e abre de vez em quanto para saber se os produtos já estão disponíveis para compra novamente. OBS.: Os aromatizadores não aparecem (como se não vendessem), mas eles só estão fora de estoque no momento.


Se você fosse fazer o seu próprio aromatizador, já sabe onde colocá-lo? Qual o seu aroma favorito? Deixa um comentário aqui abaixo! Vamos adorar ler.

Não se esqueça nos seguir nas nossas redes sociais para não perder nenhuma novidade! Ah, você também pode deixar seu e-mail na caixa mágica aqui do lado, assim você receberá notificação quando a gente postar algo novo. Além de receber conteúdos exclusivos!

Nos ajude a chegar na nossa meta de 500 seguidores no Pinterest e no Insta, estamos quase lá!!!

Instagram: @universodeinspiracao

Facebook: @universodeinspiracao

Pinterest: @deinspiraçao

Stefani Oliveira
Tem 20 anos, cursa arquitetura e não vive sem música e animais. Nas horas vagas devora livros, desenha rostos femininos e organiza coisas.

Deixe uma resposta