Tudo o que você precisa saber para ter uma parede lousa em casa

Categorias Arquitetura, Decoração

Olá Universo!

Quem aqui é das antigas sabe muito bem o que é estudar numa sala com quadro negro. Pó de giz pelo chão e diversas cores para os professores desenharem e escreverem. Agora com os quadros que se usam canetas, isso já acabou. Na verdade, NÃO! Uma super tendência que começou lá por 2014 está entrando em nossas casas. As paredes lousa (ou quadro negro) onde você pode voltar a ser criança e literalmente riscar nas paredes!

Essa tendência você já deve ter visto lá pelos Pinterest da vida, e aqui nesse post você verá tudo o que precisa saber para ter uma parede lousa aí na sua casa, quais as vantagens ou desvantagens e como você pode economizar ao fazer você mesmo. Olha só:

1º Passo: A parede perfeita

A preparação da parede é muito importante para a sua parede lousa ficar incrível. Certifique-se de que ela está livre de umidade, além de ver se sua parede é completamente lisa. Qualquer irregularidade deverá ser consertada antes de aplicarmos a tinta ou o papel adesivo para um melhor acabamento e resultado final.

2º passo: Vamos economizar no material

Depois que a parede escolhida estiver OK vem a parte principal, e aqui você precisa ter um cuidado especial na hora de escolher o material para que ele seja seu melhor custo-benefício. Muitos usam a tinta esmalte preto fosco para pintar. Outras pessoas preferem utilizar o papel contact fosco para criar a lousa. Mas agora você se pergunta, qual é o melhor para mim?

Para regiões pequenas, como tiras na parede, te recomendamos o papel contact. Com ele você irá economizar ao comprar apenas a quantia que você irá usar, além de que (dizem boatos) o papel contact é ótimo para quando você for apagar o quadro e ele não irá deixar marcas.

Para regiões grandes, como seções inteiras de parede, te aconselhamos a usar a tinta esmalte pois o valor compensa. Lembrando que você deve dar duas demãos de tinta para ficar bem bonito 😉

3º Passo: Agora posso usar?

Se você escolheu o papel contact, parabéns! Você já pode usufruir da sua lousa depois de aplicar na parede, agora se você escolheu a tinta…

Para tintas é importante deixar um tempo de secagem grande (Tempo de cura), assim você terá certeza que o seu giz não irá deixar marcado a sua parede. Segundo algumas pessoas que já fizeram a técnica, os mesmos aconselham esperar no mínimo 7 dias após a pintura. Sim, o tempo é meio grande mas depois você irá nos agradecer!

Passado aplicações e longas esperas você pode começar a desenhar e escrever na sua parede. Abaixo seguem mais #dicasdouniverso para o seu cantinho ficar ainda mais incrível.

Estilo do giz

Você com certeza já esta pensando em comprar aqueles gizes comum de professores, que vêm em caixinhas com grande quantidade e de diversas cores. Porém, se a sua parede não tiver o tempo de cura necessária ou tiver umidade, te recomendamos utilizar os famosos gizes triangulares que se utiliza em alfaiatarias para a marcação de tecidos. Sua forma triangular permite um traço fino e preciso, além de ser mais fácil de limpar.

Hora de limpar sua arte

Para a hora de apagar a sua arte e criar novas, o aconselhável é utilizar apenas um pano úmido de água. Caso esteja sendo mais difícil a remoção, aposte em utilizar um pingo de detergente neutro junto a água.

Inspirações!

Tenho certeza que o primeiro lugar da casa que você pensou em fazer foi na cozinha, certo? O lugar é ótimo, você pode fazer apenas numa faixa na parede, perto da mesa de jantar ou fazer na parede toda pra poder desenhar muito. As ideias mais criativas são anotar uma receitinha, fazer uma hortinha vertical e anotar o nomes dos temperinhos na parede e soltar a imaginação desenhando utensílios de cozinha.
Outra inspiração super bacana e que tem tudo a ver com a proposta é fazer uma parede lousa no quarto do seu filho. Assim ele terá total liberdade para desenhar nas paredes e você não terá dores de cabeça porque basta limpar e está pronto. Nas imagens acima vemos exemplos na mesinha de estudo de crianças, mas você também pode fazer na sua home office, e enfeitar com quadros, colagens e o que mais você quiser.
Você ainda pode fazer no banheiro, no quarto, na sala, na lavanderia. Não existem restrições. O difícil mesmo é escolher o que escrever. Como citado nos exemplos acima, você pode colocar prateleiras, quadros, varais e o que mais quiser na sua parede lousa e fazer algo que complete esses objetos. Na cozinha junto com os temperos você pode colocar uma receita. No quarto uma frase motivacional. Na sala uma frase divertida. Você que escolhe!

Alguns cuidados

Depois de todo o passo a passo e as inspirações você deve tá loucx para fazer uma aí na sua casa, certo? Afinal é fácil e barato de fazer, fácil de limpar e você pode mudar sempre que quiser. Mas existe alguns poréns e você precisa ficar ligado!

  • Você ou quem mora com você pode ser alérgico ao giz. Mas temos um boa noticia, existem gizes hipoalergênico.
  • Apesar de ser fácil de limpar ele faz sujeira! Lembra na sala de aula, abaixo do quadro aquele montinho de pó de giz? Isso também vai acontecer na sua casa quando você riscar, mas nada que um pano úmido não resolva.
  • A parede lousa vai ser um dos destaques do ambiente, por isso procure fazer onde tem uma boa iluminação natural.
  • Se faltar ideias procure inspirações na internet de frases, desenhos e letras diferentes que você pode fazer. Não pense que só quem sabe desenhar pode ter uma parede lousa em casa.

Agora nós queremos saber o que você acha dessa tendência que chegou para ficar. Nos conte nos comentários se você gostaria de ter uma em casa, nós vamos adorar ler 😉

Não se esqueça nos seguir nas nossas redes sociais para não perder nenhuma novidade! Ah, você também pode deixar seu e-mail na caixa aqui do lado e fazer parte da nossa incrível newsletter, assim você receberá notificação assim que a gente postar algo novo e conteúdos exclusivos!

Nos ajude a chegar na nossa meta de 450 seguidores no Pinterest e no Insta, estamos quase lá!!!

Instagram: @universodeinspiracao

Facebook: @universodeinspiracao

Pinterest: @deinspiraçao

Stefani Oliveira
Tem 20 anos, cursa arquitetura e não vive sem música e animais. Nas horas vagas devora livros, desenha rostos femininos e organiza coisas.

Deixe uma resposta