Conheça os elementos da decoração bohemia

Categorias Decoração

Se você é do tipo que gosta de misturar tudo ou é daqueles que sempre fica na dúvida e não consegue escolher um só, provavelmente vai amar esse estilo de decoração. Em tempos onde o escandinavo é tendência e que a regra do “Menos é mais” se faz cada vez mega presente, o estilo Bohemio chega para fazer o contra ponto.

O estilo Bohemian, Boêmia ou Boho se originou do nome dado as pessoas que moravam em uma região histórica da Europa e que tinham um estilo de vida livre das regras impostas na época. Essa característica acabou vindo para a moda e também para a decoração onde a única regra é usar o que você gosta.

O boêmio tem grandes influencias Hippie e Vintage – mais especificamente do colorido dos anos 70 – mas mesmo sendo um estilo sem regras onde você tem a liberdade de fazer o que quiser, ele conta com alguns elementos que o diferencia.

 

Branco nas paredes

99,9% das casas com esse estilo tem as paredes pintadas de branco. Essa escolha tem a ver com o resto da decoração e dos móveis que são muito coloridos e cheios de detalhes. Então para o ambiente não ficar muito poluído visualmente o ideal é pintar as paredes de tons claros ou branco.

Muito verde

A presença de plantas é fundamental na decoração Bohemia. E vale de tudo, várias plantas pequenas reunidas em vasinhos, grandes no chão ou em uma mesinha, em cima dos móveis e em pendentes. A regra é: quanto mais melhor. Se você não tem ideia de qual planta escolher, da uma conferida nesse post de 5 plantas fáceis de cuidar em ambientes internos.

Tapetes coloridos

Os favoritos são os tapetes com inspiração marroquina, peruana e oriental. Mas, se o tapete for colorido já tá valendo, como esse listrado da foto. Lembrando que as cores devem ser bem vivas e quentes como vermelho, amarelo e laranja. Essa combinação deixa o ambiente com um ar super alegre e vibrante, perfeito para a sala de estar.

Estampas nas almofadas

Seguindo a mesma linha dos tapetes, as almofadas devem ser coloridas e estampadas, e quando eu digo estampada é uma estampa para cada almofada. Mas calma! Não é qualquer uma, você tem que escolher estampas que combinem entre si e que criem um conjunto harmonioso. Um exemplo para não errar é optar pelas geométricas, como mostra a foto.

Artesanato nos detalhes

Como citado acima, esse estilo tem influência do mundo Hippie, o que significa que não pode faltar um  ou vários itens  artesanais na decoração. Esses objetos são preferencialmente pendurados ou encostados nas paredes que  servem de fundo branco onde você tem a liberdade de decorar do jeito que você achar melhor. Produtos em palha, pinturas, bordados, crochê, tudo isso ajuda.

Algumas inspirações

A influência Vintage se vê muito nos móveis.
A decoração Bohemia é muito integrada com a natureza.
Detalhes em dourado dão um ar de sofisticação.

Esse é um dos meus estilos de decoração favoritos porque deixa o ambiente alegre e aconchegante ao mesmo tempo, além de ter muito verde. Você aí, aprova esse estilo? Deixe um comentário nos contando. Não se esqueça de nos seguir nas redes sociais para não perder nenhuma novidade do blog.

Instagram: @universodeinspiracao e @gabriel_universo

Facebook: Universo de Inspiração

Pinterest: @deinspiraçao

Twitter: @deinspiracao

Fotos: Pinterest

Escrito por: Stefani Oliveira

 

Stefani Oliveira
Tem 18 anos, cursa arquitetura e não vive sem música e animais. Nas horas vagas devora livros, desenha rostos e organiza coisas.

Deixe uma resposta