Conheça o método Montessoriano para quarto de bebê

Categorias Decoração

Maria de Montessori foi a primeira médica mulher na Itália, e foi ela que  fundou o sistema de educação Montessoriano ou Montessori.

Esse sistema tem como objetivo preparar um quarto pensando na criança, com elementos que irão ajudar e dar total liberdade para ela explorar e desenvolver sua autonomia e autoeducação com segurança. Assim, os quartos não serão mais pensados para facilitar a vida dos pais (no sentido da agilidade, é claro), mas sim pensado na criança e no seu melhor desenvolvimento.

As mamães de todo mundo estão cada vez mais adotando esse sistema e se você também quer, preste atenção nos elementos que são essenciais para ter um quarto montessoriano perfeito.

 

Elementos importantes

Berço – Esqueça! Ele limita a criança, utilize um colchão no chão, ou se você preferir, em cima de algum tatame de E.V.A. Assim a criança poderá deitar e levantar quando quiser.

Brinquedos e livros – Tanto os brinquedos quanto os livros devem estar dispostos ao alcance da criança, organizados em prateleiras baixas (com os cantos arredondados!!!) É recomendado por especialistas que tenha poucos brinquedos, podendo fazer um rodizio a cada 15 dias para a criança não enjoar.

Enfeites – Pendentes, quadros, adesivos, desenhos e outros tipos de enfeites devem ser colocados na altura dos olhos da criança.

Tapete – É importante que fique perto da cama, assim pode proporcionar estímulos sensoriais diferentes, e claro, evitar uma possível queda.

 

Alguns elementos vão mudando conforme o bebê vai crescendo, como o tamanho e altura dos moveis por exemplo.

Espelho – Para que a criança possa se reconhecer e conhecer seus próprios movimentos. É importante que o espelho fique bem fixo na parede, melhor ainda se for de acrílico, mas caso seja de vidro, cole bem em uma placa de madeira para evitar acidentes caso quebre.

Barra de apoio – Esta deve ser fixa na parede e irá ajudar o bebê a se equilibrar sozinho e andar. Uma ideia interessante é colocar o espelho atrás da placa, assim a criança pode visualizar seus movimentos.

Armário baixo – Um armário ou até mesmo uma arara com poucas roupas para a criança escolher com facilidade.

 

Segurança

Com tudo ao alcance da criança é importante tomar algumas precauções como:

  • Móveis com quinas;
  • Tomadas elétricas: Devem ser escondidas ou protegidas;
  • Substitua o vidro pelo acrílico;
  • Prenda os móveis maiores na parede, pois a criança pode subir e o móvel cair em cima dela;
  • Já os objetos como quadrinhos devem ser fixados com fita dupla face.

 

Veja o que é tendência na decoração de quarto de criança

 

Esse sistema abrange muitos outros detalhes, como ser um método utilizado em  escolas por todo o mundo (do berçário ao Ensino médio), em clínicas de psicopedagogia e muito mais. Neste post nós focamos mais na parte da decoração e aproveitamento dos móveis para a criança, então se você quer saber mais detalhes, recomendo o blog do link abaixo:

O Método

 

Instagram: @universodeinspiracao e @gabriel_universo

Facebook: facebook.com/universodeinspiracao

Twitter e Pinterest: @deinspiracao

Fotos: Pinterest

Escrito por: Stefani Oliveira.

 

Stefani Oliveira
Tem 18 anos, cursa arquitetura e não vive sem música e animais. Nas horas vagas devora livros, desenha rostos e organiza coisas.

2 ideias sobre “Conheça o método Montessoriano para quarto de bebê

Deixe uma resposta