Por que ter uma horta em casa?

Categorias Arquitetura, Culinária

Olá Universo!

Se você já leu o post sobre a gastronomia italiana, deve saber que foram eles quem introduziram a ideia de horta caseira no nosso cotidiano! E neste post vamos falar sobre tudo o que você pode saber para conseguir criar a sua hortinha e colher os frutos. Vamos lá?

Benefícios

Talvez eu nem precisasse criar este tópico. Você já deve imaginar que atualmente quase 100% de tudo o que comemos vem atribuído a itens como agrotóxicos, transgênicos e tudo que pode te causar câncer. O problema é que sim, existem produtos livres destes maus por aí, mas são tão caros que você nem vai pensar em comprar. Uma horta caseira te dá a possibilidade de ter uma alimentação 100% mais saudável, além de prolongar a sua vida, te deixar mais disposto para realizar outras tarefas e é um ótimo passatempo!

O que eu posso plantar em casa?

A real pergunta não é essa, mas sim o que é mais fácil de plantar?! 

Os temperos são itens fáceis e muito acessíveis para quem quer começar neste universo. São eles que deixam a nossa comida mais gostosa e são eles que contém propriedades boas para o consumo diário na nossa alimentação. Dentre eles eu posso te recomendar: orégano, manjericão, cebolinha, salsinha, coentro…. E por aí vai.

Já para sua salada eu posso te recomendar beterraba, cenoura, alface, tomate e cebola. Abaixo você encontra uma foto super explicativa que retiramos do Pinterest!

Como fazer

Pra fazer a sua própria horta caseira é super fácil e você pode adaptar esse passo-a-passo para qualquer tamanho, seja em potes e até mesmo no solo do seu jardim. Para começar, já tenha um pote em mãos. Após, você vai colocar nesta ordem: pedrinhas de argila, uma manta fina para filtrar, terra bem escura e por último a sua plantinha.

Usa-se a argila expandida (aquelas pedrinhas que geralmente usa-se para decorar os jardins) porque ela suga a umidade, perfeito para controlar a quantidade de água que foi colocado no pote. Já a manta serve para filtrar e não deixar que a sujeira chegue nas pedras, ajudando-as a sugar apenas a água. Sabe o porquê da terra precisar ser bem escura? Isso significa que ela sofreu o processo de humus, quando as minhocas dejetam e deixam a terra cheia de nutrientes, perfeito para suas plantas!

Outra forma de fazer é o seguinte: pedras (britas), areia fina, terra bem escura e por último a sua planta. Esse jeito é mais simples de fazer, além de funcionar da mesma forma. Cabe a você escolher o melhor jeito para a sua horta.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Como cuidar

Se você acha que é só plantar e regar de vez em quando a sua horta ALERTA não é bem assim! Cada planta tem a sua necessidade, por isso, pesquise bem antes de comprar alguma muda e se possível fale com o vendedor para ter total certeza de como cuidar. Não queremos que sua plantinha morra afogada!

Como uma ajudinha, eu retirei do Pinterest uma foto onde diz especificadamente a quantidade de água que você deve dar para alguns temperos.

Inspirações do Pinterest

Nós já falamos sobre as hortas verticais, mas aqui estão algumas fotos para você se inspirar e começar agora mesmo a criar a sua mini plantação auto-sustentável.

Inspirações do Instagram

Nós amamos ver os instagrammers donos de apartamento, por isso, não poderíamos deixar de mostrar a vocês como eles cultivam as suas hortinhas. Aqui estão algumas inspirações:

O que dizer destes vasinho lindos do @treze07 Estamos apaixonados pela composição e pelo cuidado com os temperinhos!
Amamos essa horta vertical do @52.home! O preto da parede com o ferro e a madeira deu um toque super especial e sofisticado

Preparadx para criar a sua horta? Quais são os temperos que você vai plantar? Tem alguma dica para compartilhar? Deixe um comentário! Vamos adorar ler.

Não se esqueça nos seguir nas nossas redes sociais para não perder nenhuma novidade! Ah, você também pode deixar seu e-mail na caixa mágica aqui do lado, assim você receberá notificação quando a gente postar algo novo. Além de receber conteúdos exclusivos!

Nos ajude a chegar na nossa meta de 500 seguidores no Pinterest e no Insta, estamos quase lá!!!

Instagram: @universodeinspiracao

Facebook: @universodeinspiracao

Pinterest: @deinspiraçao

Gabriel Delpino
Olá! Me chamo Gabriel e tenho 18 anos. Gosto de decoração, tecnologia e de frases inspiradoras! Crio posts no intuito de compartilhar as minhas experiências e aprender lendo os textos alheios. Espero que gostem do que eu andei escrevendo por aqui. #dicadouniverso

Deixe uma resposta