A gastronomia italiana em Curitiba

Categorias Culinária

Olá Universo!

Agora dia 21 de fevereiro comemoramos o dia nacional do imigrante italiano! E por isso resolvemos mostrar à vocês um pouco da história e no final ainda te damos uma super dica de restaurante para provar a culinária italiana!

Todos sabemos que o Brasil é um país de muitas raças e tudo isso se deve ao fato do café trazer diversos imigrantes que estavam em busca de uma vida melhor. Entre 1880 e 1930 acontecia o ápice da imigração italiana por aqui. Muitos chegavam diretamente em São Paulo, porém outro restante ia povoar cidades do sul. Dentre elas temos Curitiba, uma cidade que logo falaremos neste mesmo post.

A crise européia do séc. XIX

Com a mudança do sistema feudal para o capitalista, pequenos produtores rurais se sentiram ameaçados com as grandes taxas de impostos sobre suas propriedades.

Concorrências desiguais diminuíam consideravelmente os preços dos produtos de pequenos produtores. Com o tempo, estes mesmos produtores se viam na condição de trabalhadores braçais para os grandes produtores, deixando tudo pior.

Todos eram apaixonados pelas suas terras e viram na America uma nova oportunidade para suas produções agrícolas.

Migração subvencionada

Se você acha que o Brasil era um dos primeiros destinos para os imigrantes italianos, você está bem enganadx.

Seus primeiros destinos eram Estados Unidos, Argentina e Canadá. O que fez o Brasil criar a lei que ajuda a custear a passagem (aproximadamente 600 contos de réis) e um adiantamento de 20 mil-réis por família.

SAIBA MAIS SOBRE A IMIGRAÇÃO ITALIANA

Italianos no Paraná

Em 1875 imigravam os primeiros italianos nas regiões de Morretes e Antonina. A maior colônia no Paraná fica localidade na Grande Curitiba, na cidade de Colombo.

Bairro Santa felicidade

Um dos lugares mais interessantes que você pode visitar em Curitiba, o bairro Santa Felicidade é um polo gastronômico para toda a região. Lá, o que não falta são italianos, comida boa e arborização. Vale muito a pena conhecer!

Lá acontece a festa da uva organizada por famílias italianas residentes na região. O bairro também concentra muitas lojas de decoração abertas aos domingos para aproveitar o público que vai a restaurantes neste dia.

A esquerda do portal do bairro, você encontra uma das trilhas que te levam ao parque Barigui, ou seja, é possível e muito indicada a travessia bairro-parque.

Apesar do seu restaurante mais famoso, o bairro também contempla diversas outras opções gastronômicas com música ao vivo.

VEJA O VLOG COM IMAGENS DO BAIRRO

Culinária Italiana no Brasil

Todos sabemos que a culinária italiana é uma das melhores e mais difundidas mundialmente. Assim que chegaram os primeiros imigrantes, os mesmos nos apresentaram alguns costumes que ainda não eram aprofundados por aqui. Dentre eles, o cultivo de hortaliças e legumes para consumo familiar, já que na época, quando chegaram e descobriram os quintais vazios das casas brasileiras, trataram de criar pequenas hortas. Outro item foi o fubá, perfeito para a fabricação da polenta e das broas. Para o comércio, um grande feito dos italianos foi conceber padarias para o consumo diário do pão, algo que na época não era comum. Dentre outros alimentos, podemos citar mortadela, linguiça e os macarrões.

SAIBA MAIS SOBRE A CULINÁRIA ITALIANA

#dicadouniverso: Se você quer aproveitar a sua viagem e conseguir descontos ótimos, você precisa conhecer o Cupom Válido! Esse site é perfeito para quem quer economizar, além de ser gratuito e super fácil de acessar os cupons! CLIQUE AQUI E ACESSE

Madalosso

Quem visita o bairro Santa Felicidade tem parada obrigatória pelo Madalosso, o maior restaurante da América Latina e uma das maiores redes de restaurantes da cidade. A empresa que cuida do restaurante contém mais de 3 estabelecimentos tão grande quanto, embora possuam outros nomes.

A família Madalosso tem tanto conhecimento sobre a gestão de restaurantes que a Abrasel, associação de bares, libera alvarás com muita facilidade.

Construído em 1963 como um restaurante familiar, o lugar mantém as tradições da Itália e você será tão bem recepcionado, como se fosse um convidado da família. No passado, você era recebido por uma dança muito divertida.

Em 1970 foi inaugurado o Novo Madalosso, com apenas 2 dos 7 salões atualmente.

O lugar é imenso, são 7 salões para diferentes capacidades, totalizando 4645 lugares e 7671 metros quadrados. Além do novo restaurante, contém uma loja com produtos especializados em anexo ao prédio. E logo a frente você encontra o velho madalosso, o local onde o restaurante nasceu! Em épocas de movimento, eles recebem até 3 eventos todos os dias!

Aos domingos a fila é grande. Por isso, é distribuído aos turistas as tradicionais batidas de maracujá e alguns outros sabores variados.

CONHEÇA MELHOR O RESTAURANTE


Gostou do nosso conteúdo? É descendente de italianos? Gosta da culinária italiana? Deixa um comentário aqui abaixo! Vamos adorar ler.

Não se esqueça nos seguir nas nossas redes sociais para não perder nenhuma novidade! Ah, você também pode deixar seu e-mail na caixa mágica aqui do lado, assim você receberá notificação assim que a gente postar algo novo. Sem contar alguns conteúdos exclusivos!

Nos ajude a chegar na nossa meta de 450 seguidores no Pinterest e no Insta, estamos quase lá!!!

Instagram: @universodeinspiracao

Facebook: @universodeinspiracao

Pinterest: @deinspiraçao

Obs.: Este post tem conteúdo publieditorial

Gabriel Delpino
Olá! Me chamo Gabriel e tenho 18 anos. Gosto de decoração, tecnologia e de frases inspiradoras! Crio posts no intuito de compartilhar as minhas experiências e aprender lendo os textos alheios. Espero que gostem do que eu andei escrevendo por aqui. #dicadouniverso

Deixe uma resposta