Millennial Pink:Rosa na arquitetura e decoração

Categorias Arquitetura, Decoração

Olá Universo!

Mesmo que você não seja um bom observador você já deve ter percebido como a cor rosa esta cada vez mais presente em nossas vidas. E não só no que diz respeito ao vestuário mas também em todas as áreas como beleza e decoração. Ela não esta mais somente associada ao público feminino e a coisas fofas e infantis, ela quebrou a barreira pré-imposta – ultrapassada, diga-se de passagem – de que rosa é para meninas e azul é para meninos.

Em um tom mais envelhecido e esmaecido, a cor tem ganhado o coração de todos aos pouquinhos, e no post de hoje você vai ver como tudo isso começou, como ela mexe com nossos sentimentos e como esta sendo aplicada na arquitetura e decoração de interiores, tudo isso recheado de diversas inspirações para você se apaixonar ainda mais.

Era do Rosa

Ou Millennial Pink, como é mais conhecido, faz parte da “geração Y”, que como citado acima é algo que não tem gênero.

Podemos dizer que a rede social Tumblr foi o grande começo de tudo isso, através de publicações no estilo Seapunk e Vaporwave que começaram a surgir em 2011, foi ganhando força nos anos seguintes. A cor agora relacionada a temas como feminismo, luta pelos direitos LGBT e conceito de masculinidade, da outros significados ao rosa.

Já em 2016, a cor do ano do Pantone é o Rosa Quartzo, tom róseo mais claro e esmaecido, cor que eu arrisco dizer ser um dos maiores sucessos da marca. O rosa agora é mais pastel, mais sofisticada, tornando-a nostálgica. Nos remete as coisas boas da infância, nos trazendo sensações agradáveis e de conforto.

Agora entendemos porque ele continua fazendo tanto sucesso! Mas apesar de ser uma novidade, o rosa faz parte da arquitetura e da decoração a muito tempo, até mesmo como uma forte características de certos lugares, como na Califórnia por exemplo. Vamos ver agora algumas artistas e lugares que nos inspiram:

Rosa na Arquitetura

Ricado Bonfill

Não tem como falar de rosa na arquitetura e não lembrar dele, não é mesmo? Um dos seus projetos mais famosos, La Muralla Roja, caracterizada por diversos volumes e planos fortes e assimétricos ganham leveza e suavidade com tons pastéis que vão do rosa ao roxo. O lugar é o favorito de muitos fotógrafos do mundo todo, os jogos de luz e sombra criado pelos volumes, as cores clarinhas que remetem a um sonho é um cenário perfeito para fotos denominadas Aestethic.

Ward Roberts

Roberts é um fotografo australiano e também minha referência em projeto 3. O estilo do seus trabalhos são muito lindos e ele trabalha muito com tons pastel. O que eu usei de referência foi o projeto Courts 1 e 2, onde ele captura imagens de quadras esportivas de vários lugares no mundo. As fotos mais parecem com algum cenário de algum filme do Wes Anderson, com tons esmaecidos de quadras coloridas e as construções ao fundo que combinam.

Rosa na decoração

Você vai encontrar diversos utensílios em lojas de varejo e lojas online. E não é pra tanto! Já que o rosa está entrando cada vez mais na vontade dos arquitetos de interiores, tornando o lar agradável e aconchegante. Vamos passar por luminárias diferentonas e casuais, até porta-joias e móveis. Resumindo, se joga nessa tendência e leve em consideração a versatilidade que essa cor te proporciona.

Luminárias

Dos mais diversos tipos e modelos, as luminárias podem conter material rosado ou até mesmo a cor da luz (em sua grande parte neon). Se você quer um ambiente descontraído e good vibes, aposte nos modelos em neon, com palavras doces e inspiradores. A influenciadora Luisa Accorsi reformou o seu Home office e usou um letreiro neon grande com a palavra “wanderlust” (palavra que a define muito bem!).

Outros modelos são as luminárias em plástico opaco, onde a novidade é mudar a cor da lâmpada, influenciando em todo o local e nas cores dos objetos a sua volta. Além disso, temos objetos mais sutis com materiais mais frágeis como porcelana. (Fotos abaixo)

10 luminárias DIY pra você fazer

Porta Jóias

Estive dando uma olhada na loja Lustre do Castelo (a qual já temos um post só sobre ela aqui) e conheci alguns itens super fofos e delicados, perfeito para quem ama joias e precisa de algum lugar para deixá-los. Os detalhes são meticulosamente pensados e, apesar de serem pequenos, você vai querer colocar em um lugar de destaque na sua penteadeira/cômoda.

 

#dicadouniverso Para usar uma decoração rosa, o branco nas paredes e no restante da casa é peça crucial para esta combinação não ficar sobrecarregada.

Utensílios para cozinha

Cobre e rose gold entram sim nessa lista! Essas cores tem leves tons de rosa e são tendencia desde que a era pinterest começou a reinar. Para a sua cozinha, aposte em objetos pequenos e úteis, além de objetos maiores (como formas e relógios de parede) em lugares específicos para não sobrecarregar o seu cantinho.

Museum of Ice Cream

Recentemente os instagrammers all over the world estão obcecados por um lugar: O Museu do Sorvete. O lugar é tão colorido e lindo demais que você vai querer conhecer. Cores e lindas composições fazem parte dessa exposição. Os espaços são criados para despertar a curiosidade das pessoas, já que eles nos faz voltar aos doces sonhos da nossa infância e ao mundo de fantasia e alegria que costumávamos ser cercados. O Ticket custa US$38,00 para todas as idades, e atualmente você pode comprar os ingressos para Miami, já que os de São Francisco estão ESGOTADOS há meses!

Quem nos inspira

Ateliê Arq Art

Aqui em Bagé tem um escritório de arquitetura que está dando o que falar! As meninas são suuuper inspiradoras e você vai amar o ig delas com certeza. É cada obra de arte e arquitetura que ficamos maravilhados e resolvemos dar essa dica pra vocês. Ultimamente elas têm postado algumas fotos de um projeto com o rosa Quartz, e temos certeza que elas amam a cor e já estão usando em outros projetos do ateliê. Clique aqui e vá conferir.

 

Casa de Inspirar

A nossa amiga influencer Pri está sempre inovando quando o quesito é decoração do lar. Lá no ig dela, você consegue ver a qualidade dos espaços que ela organiza e o amor que ela deposita por cada detalhe. O rosa faz presença em pontos distintos e delicados do ambiente da casa dela, ou seja, em cada foto você consegue perceber algo rosa, sem necessariamente ser algo de total destaque! Lindo né?

 

Museu Dom Diogo de Souza

Aqui na cidade de Bagé-RS vocês conseguem ter uma super noção de como a cor fica linda em qualquer construção. O museu da cidade foi pintado de rosa e, além da maravilhosa arquitetura concebida, o tom foi escolhido para deixar o prédio antigo mais delicado e menos pesado (já que ele é ENORME). Vale a pena dar uma conferida nas exposições ricas que a nossa cidade contempla. A entrada é gratuita para estudantes.


Já tem algum objeto rosa na sua casa? O que você acha desta cor dentro da arquitetura? Conta pra gente aqui nos comentários, vamos adorar ler!

Não se esqueça nos seguir nas nossas redes sociais para não perder nenhuma novidade! Ah, você também pode deixar seu e-mail na caixa mágica aqui do lado, assim você receberá notificação quando a gente postar algo novo. Além de receber conteúdos exclusivos!

Nos ajude a chegar na nossa meta de 500 seguidores no Pinterest e 1600 no Insta, estamos quase lá!!!

Instagram: @universodeinspiracao

Facebook: @universodeinspiracao

Pinterest: @deinspiraçao

Stefani Oliveira
Tem 20 anos, cursa arquitetura e não vive sem música e animais. Nas horas vagas devora livros, desenha rostos femininos e organiza coisas.

Deixe uma resposta