O guia completo da kokedama

Categorias Arquitetura, Decoração

Olá Universo!

Você já viu em algum lugar aquelas plantinhas flutuantes? Ou reparou que algumas plantas dentro de casa não estão nos potinhos como estamos acostumados? Ficou curioso para saber como faz uma e como manter ela? Abaixo você vai conhecer a kokedama, essa técnica japonesa onde as plantas/flores são plantadas em uma bola de musgo e terra, demonstrando que nem sempre é necessário plantar dentro de um pote!

Que tipo de vegetação da pra utilizar com essa técnica?

Qualquer tipo de planta que goste de ambientes internos! Você tem que se lembrar que isso é apenas uma técnica de plantação e, sendo assim, você só vai criar uma kokedama se a sua planta gostar do lugar onde ela ficar. Mas como assim? Se você for plantar algo que goste de sol, deixe sua kokedama em um lugar que pegue sol. Se for plantar algo que não precisa de tanto sol, deixe-a em algum lugar mais escuro.

Temos dicas de plantas e quais os cuidados você deve ter com elas, para te ajudar na escolha. Acesse o link abaixo:

5 PLANTAS FÁCEIS DE CUIDAR PARA AMBIENTES INTERNOS

Como eu faço?

Você vai precisar dos seguintes itens: Muda da Planta, Musgo, Terra adubada (a mais escura possível), Musgo verde/vivo, Fio de algodão para amarrar internamente e Fio decorativo para amarrar externamente.

1º passo: Pegue o musgo e coloque-o em uma bacia com bastante água. Nessa etapa, vamos umedecer bastante o musgo para que a sua planta tenha água o suficiente pelos primeiros dias.

2º passo: Pegue a terra adubada e coloque-a em outra bacia, adicione água aos poucos a fim de transformá-la em um barro (o suficiente para conseguir moldar a terra).

3º passo: Tire a muda da planta da embalagem, e tire o máximo de terra que você conseguir das raízes da planta. Obs.: Tome muito cuidado para não danificar as raízes!

Este slideshow necessita de JavaScript.

4º passo: Segure a planta, pegue um pouco de musgo e escorra toda a água que ficou após hidratarmos e comece a envolvê-lo na raiz da muda.

5º passo: Use o fio de algodão para enrolar e prender o musgo que acabamos de colocar na raiz da muda. Termine e corte o pedaço de fio que sobrou. Obs.: Deixe o mais firme e arredondado possível.

6º passo: Cubra com terra adubada, modelando para continuar com o formato arredondado.

#dicadouniverso: O ideal é sempre ficar proporcional ao tamanho da planta.

Este slideshow necessita de JavaScript.

7º passo: Pegue o musgo verde/vivo e coloque-o em cima da mesa, criando um ninho que irá envolver a planta.

8º passo: Coloque a muda dentro deste ninho que acabamos de criar. Envolva o ninho de musgo na terra da planta. Obs.: O ideal é que a terra não apareça no resultado final da sua kokedama.

#dicadouniverso: Se a kokedama for grande, coloque musgo vivo aos poucos e amarre devagar.

9º passo: Amarre com o fio decorativo, tentando transparecer o nó. Obs.: Para fazer com cactos e suculentas pule o 4º passo, pois eles retém muita água e as suculentas não precisam disso! Misture areia na terra (6º passo).

Este slideshow necessita de JavaScript.

Como eu cuido da minha kokedama?

Você vai perceber que na hora de fazer ele continua pesado e molhado. Após 4/5 dias você começa a notar que a kokedama ficou bem mais leve. Quando isso acontecer, pegue-a e mergulhe inteiramente na água, deixando apenas a parte das folhas para o lado de fora. Vai começar a borbulhar, e você vai deixar a planta mergulhada até parar de borbulhar. Deixe-a escorrer até sair toda a água em excesso. Caso você note que o musgo está mudando de cor com o tempo, borrife água para deixa-lo sempre esverdeado.

#dicadouniverso: Cuide o tempo de crescimento da sua plantinha, pois se for muito rápido, as raizes ficarão expostas, alegando que é hora de você desmanchar e aumentar a sua kokedama para suportar sua plantinha em crescimento.

 

Inspirações

  • Item de decoração
Vamos começar com algumas alternativas diferentes. Ao invés de deixar a sua kokedama suspensa por fios ou corda, você pode optar por deixa-las apoiadas em algum item de decoração. Esse exemplo é bem moderno e dá um destaque para esse tipo de planta que cresce em cascata.
Já pensou ter uma kokedama na sua mesa ou até mesmo no seu banheiro? Existem suportes para vender na internet que podem tornar a sua plantinha um item de decoração muito sofisticado.
Outro exemplo super moderno para dar um destaque ainda maior a sua kokedama.
  • Suspensas

Não podia faltar uma inspiração do clássico. Cordas para segurar e deixar suas plantinhas suspensas. Você pode escolher o tipo de corda ou fita que mais combina com o ambiente onde elas vão ficar.
Você também pode optar por fios de nylon para dar um efeito de que elas estão flutuando no ar. Tome cuidado na hora de criar a amarração porque o fio de nylon pode cortar o musgo. Procure por utilizar outro fio na parte que tem contato com o musgo e utilize um gancho para fazer a ligação (como na foto).
  • Em pratinhos

Você pode fazer um mix entre as kokedamas suspensas e alguma sobre um pratinho. Dessa forma ela fica mais parecida com uma plantinha em um vaso como estamos acostumados né?
Vale lembrar que mesmo em um pratinho, elas continuam tendo os mesmo cuidados.
As fofinhas kokedamas também são uma ótima opção para presente. As pequenininhas de suculenta com uma amarração bem bonita são fáceis de cuidar e ficam bem em qualquer cantinho.

Referências para a realização deste post:

  • https://www.youtube.com/watch?v=-ZR0FL4Mghw

O que você achou das kokedamas? Elas são uma ótima alternativa para quem não tem muito espaço em casa, já que elas ficam suspensa. E também são perfeitas para destacar algum cantinho da sua casa.

Não se esqueça nos seguir nas nossas redes sociais para não perder nenhuma novidade! Ah, você também pode deixar seu e-mail na caixa mágica aqui do lado, assim você receberá notificação quando a gente postar algo novo. Além de receber conteúdos exclusivos!

Nos ajude a chegar na nossa meta de 600 seguidores no Pinterest e 4500 no Insta, estamos quase lá!!!

Instagram: @universodeinspiracao

Facebook: @universodeinspiracao

Pinterest: @deinspiraçao

Gabriel Delpino
Olá! Me chamo Gabriel e tenho 18 anos. Gosto de decoração, tecnologia e de frases inspiradoras! Crio posts no intuito de compartilhar as minhas experiências e aprender lendo os textos alheios. Espero que gostem do que eu andei escrevendo por aqui. #dicadouniverso

2 ideias sobre “O guia completo da kokedama

Deixe uma resposta