Olá Universo!

Procurando dicas para uma cozinha funcional? Nesse post você encontra um manual completo com tudo o que você precisa para ter uma cozinha prática. 

Descubra como planejar sua cozinha utilizando uma regra universal de organização. Entenda como o espaço deve funcionar e qual a importância da distribuição de cada móvel no espaço. Conheça os principais tipos de organização e aplique de forma correta na sua casa.

As dicas abaixo podem ser utilizadas por quem está projetando ou para quem já tem o ambiente pronto mas quer reformar! Lembre-se que é sempre aconselhável o acompanhamento de um profissional da área para um resultado final satisfatório e sem acidentes e perdas materiais.

Qual a importância de uma cozinha funcional?

Na grande maioria das vezes, as pessoas costumam distribuir os móveis levando em consideração tomadas e janelas (se tiverem). Fogão e geladeira perto da tomada, pia abaixo da janela ou onde estiver a instalação hidráulica, armários e bancadas onde sobrar espaço.

Essa forma de organização, a primeira vista, pode parecer boa, mas garanto a você que dificilmente será funcional e pior, você, acostumado com as coisas desse jeito, nem irá perceber.

Mas a sua vida pode ficar incrivelmente mais fácil. Você pode ganhar mais tempo, evitar acidentes e o melhor de tudo, manter a cozinha mais limpa se os móveis e eletrodomésticos estiverem organizados da forma correta.

PRINCIPAIS ELEMENTOS DE UMA COZINHA ESTILO PINTEREST

Regra do Triângulo

Essa regra universal é utilizada por todos os profissionais que trabalham na área da arquitetura e decoração de interiores. Ela é a base da organização de uma cozinha, é o que torna o espaço funcional. Conhecer essa regra faz toda a diferença no projeto.

Ele se trata de um triângulo imaginário onde em cada ponta temos a geladeira, a pia e a fogão. Essa fórmula é aplicada em todos os tipos de organização de cozinha (exemplo: em L, em Ilha). Ela traz facilidade de acesso à todas as áreas.

Para você entender melhor veja como são seus passos dentro da cozinha: Primeiro você pega o alimento na geladeira, logo depois você lava e prepara esse alimento na pia e por fim você cozinha ele no fogão. O caminho é sempre o mesmo: geladeira, pia, fogão!

É errado você pegar algo na geladeira e ter que passar pelo fogão para largar na pia ou tirar o alimento da pia para assar e ter que passar pela geladeira. Essas formas de organização só te atrapalha e atrasa.

Pense na sua cozinha agora e analise se a forma como ela está disposta está dentro dessa regra! Se não estiver, não se desespere. Leve em consideração todas as tomadas e a instalação hidráulica já existentes, tente organizar mentalmente seus moveis utilizando a regra.

Talvez você precise de uma reforminha, mas calma! Ainda tem mais dicas para te ajudar.

Alturas e larguras

Uma cozinha funcional precisa ter as medidas corretas! Não importa o tipo de projeto que você tenha em mente, as medidas mínimas precisam ser atendidas.

O balcão precisa ter 90cm de altura x 60cm de largura, isso vai trazer mais comodidade para quem está utilizando aquele espaço. Caso você for inserir armários aéreos, é muito importante que a medida entre o topo do balcão e a parte inferior do aéreo tenham entre 60 e 70cm. Se você vai utilizar ilha, é interessante cuidar para que a distância entre o balcão e a ilha sejam de no mínimo 1 metro, para facilitar a locomoção.

CONHEÇA OS PRINCIPAIS ELEMENTOS DA DECORAÇÃO MINIMALISTA

TIPOS DE ORGANIZAÇÃO

Ilha

As ilhas são ótimas pois, na maioria das vezes, proporcionam uma integração com o restante da casa, tornando-a um ambiente social. Uma boa ilha é aquela com altura de 1,2m já que traz o ar de bar, comumente utilizada.

Além das ilhas em formato de bar, também temos aquelas onde geralmente ficam uma parte funcional da cozinha, como a pia ou o cooktop com coifa. Essas geralmente tem a mesma altura do balcão, ou seja, 90cm.

Esta daqui é a ilha da casa da blogueira, youtuber e influenciadora digital Niina Secrets.

O tipo ilha citado acima é bem popular e o queridinho de todos, mas existem outros tipos como linear, paralela, em U e em L.

#dicadouniverso: Se estiver com dificuldades você pode buscar inspirações de organização no Pinterest de acordo com o tipo da sua cozinha.

ATENÇÃO AOS DETALHES

Em que partes um revestimento se torna necessário?

Ladrilhos e outros revestimentos são estritamente necessários no mesmo local onde está a pia, pois é ali onde a parede entrará em contato com a água mais facilmente. Você também pode optar por colocar um revestimento na parede atrás do fogão, principalmente se você faz muita fritura e se incomoda com os respingos na parede.

E você não quer ter uma parede descascada e manchada, né? Olha só alguns exemplos para você se inspirar:

Tipos de fogões

Atualmente existem 4 principais tipos de fogões a venda, sendo eles:

Fogão a gás: os mais utilizados e os mais baratos à venda.

Fogão a lenha: comumente usado em lugares muito frios ou até mesmo em áreas gourmet. Relativamente barato e de fácil acesso.

Fogão elétrico: no mesmo estilo dos demais, estes fogões utilizam a eletricidade no lugar do gás para cozinhar os alimentos. O preço é médio, pouco utilizado aqui no Brasil e o diferença no preço no uso entre ele e a gás é praticamente a mesma coisa.

Fogão a indução: este é o mais moderno e o mais caro entre eles. O fogão a indução funciona quando o a panela (feita de ferro ou aço inox) entra em contato com ele. É o mais seguro e o seu valor de uso compensa a compra.

#dicadouniverso: Caso você queira saber se a sua panela vai conseguir funcionar com o fogão a indução, pegue um imã e encoste no fundo. Se o imã se juntar ao fundo: Você tem uma panela que funcionará!

Uma pia simples ou pia dupla?

Você já deve ter reparado em filmes americanos o fato deles SEMPRE usarem pias duplas. Acontece que as pias duplas tem a comodidade de você separar a louça suja da louça que está sendo lavada. Se você tem orçamento ou até mesmo espaço na bancada, é interessante apostar. Caso você não tenha, não é algo que vai mudar muito na vida do seu cliente.

A importância da organização no seu dia-a-dia

Você já deve ter percebido que, sempre que chegamos na casa de um amigo pela primeira vez, e vamos na cozinha, abrimos todas as possíveis portas dos armários buscando um mísero copo de vidro. Tá entendendo o porque da organização dos itens na cozinha ser necessária?

Sei que é algo óbvio mas muita gente não faz (inclusive eu) que cada setor tem os seus armários e seus itens. Ou seja, separe por setores e assim não precisará andar pela cozinha inteira em busca do objeto que você precisa para cozinhar.

Deixe os eletrodomésticos em uma parte, os instrumentos mais usados como talheres nas gavetas mais altas para melhor acesso, panelas no armário mais próximo do fogão e o último mais não menos importante, os alimentos separados dos utensílios.

5 INSPIRAÇÕES PARA VOCÊ ORGANIZAR COISAS PEQUENAS

Conheça os estilos mais utilizados

Loft/industrial – é sem dúvida o mais tendência nesses últimos 4 anos. O estilo industrial é perfeito para um público jovem e que gosta de estar sempre com produtos novos. Seus revestimentos são concreto, tijolos e até mesmo uma parede descascada. As bancadas são de madeira e ferro. Os eletrodomésticos são predominantemente de aço inox, variando com algumas cores primárias. A iluminação é feita por tubulação aparente, pendentes aramados, fitas de led e janelas grandes. Geralmente se opta pelo uso da ilha, deixando-se assim o ar de integração total dos ambientes.

Farmhouse – esse estilo lindo que está ganhando aos poucos o mercado internacional e composto por: revestimentos simples e cores claras ou terrosas; balcões em madeira com a bancada de pedra. Utensílios simples e vintage.

Clássico – muito utilizado pelos americanos, este estilo demonstra o cuidado nos detalhes dos balcões (geralmente feitos em madeira trabalhada com bancada em mármore). Eletrodomésticos em cores vivas como o vermelho. Apostando na geladeira em porta dupla e de inox. Uma grande ilha com cooktop logo ao centro da cozinha. O detalhe é que nesse estilo geralmente não se integra os ambientes, deixando a cozinha separada do restante da casa, tornando-a um espaço de serviço.

Nas fotos acima: O estilo farmhouse, com a madeira rústica bem aparente.
Nas fotos abaixo: O estilo clássico, com balcões brancos e trabalhados.

Contemporâneo/moderno – aqui a aposta é em balcões banhados por tinta laca em qualquer cor. A bancada é em pedra e a iluminação por fitas de led se faz presente por todo o espaço.

Vintage – o ambiente mais chamativo neste estilo é sem dúvidas a geladeira, geralmente reformada das antigas versões em ferro. Os balcões tem cores pastéis e os vidros contém detalhes.

Nas fotos acima: O estilo moderno apostando em poucas variações de cor no mesmo espaço.
Nas fotos abaixo: O estilo vintage com cores pastéis e utensílios bem coloridos.

DECORAÇÃO

Quadros e pôsteres

Nesse quesito, o mais comum é utilizar quadros que remetam a frases e itens da gastronomia, porém nada te impede de usar paisagens, frases inspiradoras e até mesmo retratos.

O comum e o mais legal atualmente são os famosos quadros negros. Feitos com uma tinta fosca preta, o bom é que você pode escrever lembretes e frases, fazer desenhos e poder usar a sua imaginação para dar um visual totalmente único para a cozinha.

COMO DEIXAR A SUA COZINHA COM UMA DECORAÇÃO CRIATIVA

Etiquetas

Um exemplo de decoração x organizacao super funcional são as etiquetas de produtos para colar nos potes. Além de serem lindas, facilitam e muito na hora de usar os condimentos e na hora de repor também. Aqui estão alguns exemplos retirados do pinterest para você se inspirar ou imprimir e utilizar.

Verduras 100% saudáveis

Com essa onde de comidas fitness e caríssimas, tanto as industrializadas como orgânicas sem agrotóxicos, porque você vai gastar dinheiro comprando se você pode ter em casa?

As hortas verticais estão entrando nas nossas cozinhas como uma forma de tornar tudo mais saudável e ainda dão uma vida ao seu ambiente.

O ideial aqui é deixá-las perto de uma janela e ter sempre aquele cuidado básico com cada plantinha.

DIY VASO PARA PLANTAS PEQUENAS

Caixotes e prateleiras ao invés de armários aéreos

Uma tendência que está lentamente nascendo são o uso de itens como o caixote para guardar os alimentos. Blogueiras como a Dani Noce aderiram a ideia e o resultado é surpreendente. Já as prateleiras são ótimas para ter acesso fácil aos utensílios.

 

Essa é uma foto do estúdio da blogueira de culinária Danielle Noce. Repare nos caixotes lá atrás!

5 DIY’S GENIAIS COM PALLETS

Bônus: Cozinhas comerciais

Recentemente precisamos projetar a cozinha para um restaurante e levamos algumas coisas extras em consideração:

Além de você precisar cuidar da circulação dos funcionários, também é importante ter em mente a quantidade de clientes em que ela precisará suprir. Alguns ambientes de serviço precisarão ser acoplados à cozinha, como o caso da câmara fria e o depósito de alimentos.

Uma boa cozinha comercial precisa ter uma quantidade maior de balcões para armazenar itens, além de uma distância maior entre um balcão e outro para o transite dos funcionários.

Fogões maiores, coifas obrigatórias e espaços separados para a lavagem e a praça dos garçons.

O organograma ideal para uma cozinha comercial seria exatamente esse:

Repare que se cria um ciclo para a boa circulação dos alimentos

Gostaríamos muito de saber o que vocês acham do guia. Nos deixe um comentário contando qual dica irá te ajudar a ter uma cozinha mais prática!

Não se esqueça nos seguir nas nossas redes sociais para não perder nenhuma novidade! Ah, você também pode deixar seu e-mail na caixa mágica na barra lateral da página inicial, assim você receberá notificação assim que a gente postar algo novo!

Nos ajude a chegar na nossa meta de 450 seguidores no Pinterest e no Insta, estamos quase lá!!!

Instagram: @universodeinspiracao

Facebook: @universodeinspiracao

Pinterest: @deinspiraçao

Fotos: Pinterest

Stefani Oliveira
Tem 20 anos, cursa arquitetura e não vive sem música e animais. Nas horas vagas devora livros, desenha rostos femininos e organiza coisas.

1 ideia sobre “Guia completo da cozinha funcional

  1. Olá
    Atualmente a casa onde moro não é minha, então poucas mudanças podem ser feitas. Hoje eu posso dizer que minha cozinha é bem funcional. Quando tivermos nossa casa, quero um cozinha com ilha. Acho lindo de morrer. Quero muitas gavetas. Acho que gavetas servem pra absolutamente tudo. Esse ano quero começar a minha hortinha de temperos.
    Um beijo

    Vidas em Preto e Branco

Deixe uma resposta