Saiba tudo sobre o futurismo na arquitetura

Categorias Arquitetura

Olá Universo!

Recentemente estávamos pensando em criar conteúdos totalmente direcionados para a arquitetura na faculdade, ou seja, um post totalmente dedicado aos acadêmicos e que ajudem os mesmos na criação de trabalhos. Tentaremos explicar o assunto de forma mais abrangente, ou seja, mesmo que você não esteja cursando arquitetura, você vai entender e aplicar este conteúdo na sua vida!

Primeiramente, tenham em vista que o futurismo é um estilo em que tenta mostrar o real. Resumindo, você quase sempre verá velocidade e movimento no espaço. As principais inspirações são as máquinas e a guerra.

“O esplendor do mundo se enriqueceu com uma nova beleza: a beleza da velocidade. Um automóvel de carreira é mais belo que a Vitória de Samotrácia” – Marinetti 1909.

A arquitetura futurista apareceu no início do século XX (1909) como uma arquitetura anti-histórica (nada de movimentos naturais como a art nouveau), caracterizada por longas linhas horizontais. Está totalmente ligada aos novos tempos, já que desde a revolução industrial a vida das pessoas mudou radicalmente. A arquitetura passa a se importar com o interesse das massas e não ao interesse individual.

Aqui estão algumas de suas características:

  • Voltada para o mundo urbano e industrial;
  • Utilização das modernas tecnologias construtivas e dos novos materiais (ferro, vidro e concreto armado);
  • Volumes arrojados, imaginativos e dinâmicos: linhas horizontais, oblíquas ou elípticas;
  • Aproximação de uma arquitetura funcionalista e racional pela abolição total da decoração.

Principais Arquitetos:

ANTONIO SANT’ELIA (1888-1916)

Era italiano e foi altamente influenciado pelas ideias de Otto Wagner e pelas cidades industriais dos Estados Unidos. Em 1912 criou desenhos de grande impacto da sua Città Nuova (Cidade Nova), com escala monumental de megalópoles com arranha-céus, passarelas e vias suspensas para veículos.

AUGUSTE PERRET (1874-1954)

Era francês e abandonou a carreira no instituto de Belas Artes para trabalhar com o pai, que possuía uma empresa de construções. Inicialmente, foi um dos primeiros arquitetos que utilizaram o concreto armado – arquitetura de vigas e enchimentos.

Na pintura

A pintura futurista está ligada ao Cubismo e Abstração. Para dar ideia de dinamismo e deformação, usava-se cores vivas. Para os artistas do Futurismo os objetos não se concluem no contorno aparente e os seus aspectos interpenetram-se continuamente a um só tempo.

Algumas características:

  • Desvalorização da tradição e do moralismo;
  • Valorização do desenvolvimento industrial e tecnológico;
  • Uso de cores vivas e contrastes;
  • Sobreposição de imagens, traços e pequenas deformações para passar a ideia de movimento e dinamismo.

Principais Pintores:

GIACOMO BALLA (1871-1958)

Ele foi um dos expoentes do movimento futurista na Itália. Em 1900, foi à Paris e teve contato com as obras impressionistas e neoimpressionistas e participou de várias exposições. Na volta a Roma, conheceu Marinetti. Um ano mais tarde, juntava-se a ele para assinar o Manifesto Técnico da Pintura Futurista.

FILIPPO TOMMASO MARINETTI (1876-1944)

Ele foi escritor, poeta, jornalista e ativista político egípcio-italiano nascido na cidade egípcia de Alexandria, Egito. Publicou um famoso manifesto em que mostrou sua oposição às fórmulas tradicionais e acadêmicas, expondo a necessidade de abandonar as velhas fórmulas e criar uma arte livre e anárquica, capaz de expressar o dinamismo e a energia da moderna sociedade industrial, que é considerado o texto fundador do movimento futurista.


Gostou das pinturas futuristas? A arquitetura futurista te lembra uma cidade utópica que tanto falamos atualmente? Deixa um comentário aqui pra gente, vamos adorar ler!

Não se esqueça nos seguir nas nossas redes sociais para não perder nenhuma novidade! Ah, você também pode deixar seu e-mail na caixa mágica aqui do lado, assim você receberá notificação quando a gente postar algo novo. Além de receber conteúdos exclusivos!

Nos ajude a chegar na nossa meta de 500 seguidores no Pinterest e 900 no Insta, estamos quase lá!!!

Instagram: @universodeinspiracao

Facebook: @universodeinspiracao

Pinterest: @deinspiraçao

Referências: História das Artes e Brasil Escola

Gabriel Delpino
Olá! Me chamo Gabriel e tenho 18 anos. Gosto de decoração, tecnologia e de frases inspiradoras! Crio posts no intuito de compartilhar as minhas experiências e aprender lendo os textos alheios. Espero que gostem do que eu andei escrevendo por aqui. #dicadouniverso

Deixe uma resposta