Empreendedorismo: ArqExpress e Três Gurias Atelier

Categorias Arquitetura, Moda

Nós do blog estamos em final de bimestre na faculdade, entrega de trabalhos e provas, assim não conseguimos postar na sexta-feira, por esse motivo teremos dois post escritos por nós  editores juntos, essa semana. Fomos convidados pela AJE(Associação de Jovens Empreendedores de Bagé) para assistirmos uma palestra, na verdade mais um bate papo, com duas empreendedoras que em pouco tempo atingiram notoriedade nos mercados onde atuam.

Você que gosta de arquitetura e decoração já deve ter ouvido falar da ArqExpress, conceito totalmente novo baseado na rapidez tanto do projeto como da execução. A sócia proprietária a arquiteta Renata Pocztaruck contou no evento um pouco sobre seu trabalho.

77-1

 

A empresa surgiu pelo fato de ela não estar satisfeita com o dia-a-dia de um escritório tradicional: cliente ligando toda hora e mudando o projeto, estresse de obra, entre outros. Assim colocou na balança pontos positivos e negativos da profissão, chegando a conclusão de focar na parte de interiores, contou a ideia para uma amiga jornalista e juntas resolveram tirar a ideia do papel.

Conversaram com um cliente que está sempre reformando sua residência o quanto ele estava disposto a gastar para terminá-lo, com esse valor elas buscaram peças de decoração e móveis(ambos consignados). Em um dia concluíram o apartamento, o proprietário ficou impressionado com a rapidez, além de amar o resultado, elas documentaram tudo através de vídeo, que foi colocado no YouTube.

Em um mês já tinham 26 projetos para executar e a falta de planejamento gerou no início alguns problemas, mas se reorganizaram a amiga de Renata que é a jornalista Carol Ceolin virou sua sócia. Hoje a empresa já realizou mais de 200 reformas. O conhecimento adquirido é passado a outros escritórios de arquitetura que queiram adotar esse metodologia.

Criaram o Arquidodia um site a fim de dar dicas e um club com o mesmo propósito. Para fazer parte a pessoa precisa pagar um valor x, trazer novos associados e realizar um Workshop, no entanto, acaba ficando complicado para o jovem estudante  participar, porque o mesmo está no início da vida e não possui muitos recursos financeiros. Nós mesmos estamos loucos para participar do curso, mas iremos esperar alguns anos até conseguirmos pagar. Caso você tenha como pagar, o clube é ótimo e muitos participam até mesmo para conseguirem um melhor desempenho exercendo a sua função.

Servindo mesmo a arquitetos que estão no mercado a mais tempo e querem fazer parte de uma rede de network, o clube também é a forma da ArqExpress contratar novos funcionários e estagiários e aprimorar seus conhecimento na área. A organização quer se consolidar no mercado, descobrir se o esforço e invenção deram certos, porque possui recém 1 ano de existência. Localização: Matriz: Viva Open Mall (Av: Nilo Peçanha, 3102), Porto Alegre RS.

A outra empreendedora foi a estilista Gabriela Lugris, que contou sua trajetória no mundo da moda, ela já vivia nesse ambiente desde de criança já que sua avó também é estilista. Começou a estudar moda na 1ª turma de design de moda da UCPEL, lá conheceu suas sócias, Carolina Ramos e Juliana Villela, mas primeiro veio a amizade, juntas montaram a griffe Três Gurias e no início passaram alguns desafios onde contaram tudo para nós.

3guriaspost

Seus primeiros trabalhos foram para festas de 15 anos, por serem jovens, acabavam ficando inseguras com a pressão, várias ideias e perguntas que as mães e vós das debutantes geravam, mas com o tempo adquiriram a confiança. Quando realizaram seu primeiro vestido de noiva perceberam que tinham encontrado qual seu caminho, a moda festa, com o crescimento do atelier precisaram delegar funções, porque não dariam conta de cuidar do processo de criação e execução das peças sozinhas.

A empresa conta com roupas prontas e sob medida, em que a roupa é feita seguindo as referências da cliente. Um conceito adotado para diminuir preço e valor são vestidos de noiva que servem de base, como um esqueleto, podendo ser alterado e adicionado itens. Os planos para o futuro é deixar a parte de produção do atelier mais agradável para o trabalho, que as pessoas se sintam bem no espaço, e expandir seu negócio para outras regiões do estado. Localização: R. Voluntários da Pátria, 763 – centro, Pelotas RS.

A palestra serviu para estimular a busca por inovação quando se quer empreender, encontrar pessoas certas com os mesmos interesses e afinidade, consequentemente diminuir atritos e somar ao crescimento do empreendimento. Esperamos que tenham gostado do post,  lembrado que é possível tirar sonhos do papel e tornar realidade. Não esqueçam de nos seguir nas redes sociais. Até breve.

Instagram: @universodeinspiracao e @gabriel_universo

Facebook: @universodeinspiracao

Pinterest: @deinspiracao

Twitter: @deinspiracao

Fotos: Google imagens.

Escrito por: Gabriel Delpino e Kamilla Corrêa.

 

Deixe uma resposta