7 itens para se pensar ao fazer um projeto de paisagismo

Categorias Arquitetura, Sem categoria

Olá Universo!

Esse post é totalmente destinado ao público que está conhecendo o universo do paisagismo, sejam eles estudantes, profissionais ou simpatizantes pela área. E para começar, vamos falar um pouco sobre o que é paisagismo (para aqueles que ainda pretendem conhecer).

O que é paisagismo?

Um conjunto de técnicas utilizadas para a criação de áreas paisagísticas, substituindo espaços vazios ou destruídos pelas construções. O paisagista tem a missão de recompor as extensões geográficas afetadas.

1 – Vegetação

Começando pelo mais importante! A vegetação é o principal item do nosso projeto de paisagismo. É ela que vai dar vida, sentido e significado ao nosso jardim. O que deve ser levado em conta aqui são itens como: tipo de planta, cor da planta, qual o propósito dela no meu espaço, como deve ser o tratamento dela, onde que eu devo colocá-la para melhor atender as suas necessidades,… e por aí vai. A dica é você ter consigo um polígrafo/livro/dicionário com todas as principais plantas da sua região, assim fica bem fácil de escolher e encaixá-las no melhor local do seu jardim.

2 – Cor

Caso você não saiba, há todo um estudo por trás das emoções e os sentimentos que as diferentes cores nos trazem. A psicologia das cores fala sobre os diferentes aspectos que nos estimulam a fazer certas escolhas, ter diferentes gostos e sensações variando de acordo com aquela cor que estamos vendo no ambiente. Este estudo é muito importante para qualquer arquiteto, pois escolhendo a cor correta, o ambiente pode trazer a emoção ideal para a função na qual ela foi designado. Um exemplo é uma famosa rede de fast-food, onde a cor principal é vermelho, pois é comprovado que ela traz a fome quando você está num lugar cercado dessa cor. O azul traz paz, calma, serenidade,… e assim por diante. Para te ajudar, logo abaixo você encontra diferentes cores e suas funções.

3 – Cobertura

Quem planeja um lugar de estar para as pessoas tem que pensar em tudo! Nos dias de chuva e dias frios… como você pretende abrigar aqueles que passarem pelo jardim? E se o seu espaço for no estilo corredor, sendo ponto importante para o fluxo de pessoas? Atualmente existem diferentes estilos de coberturas, das mais baratas às mais caras, variando pelo estilo, qualidade, funcionalidade… e por aí vai. O que eu fiz no meu projeto foi criar dois espaços, onde temos o jardim de inverno (aquele coberto para dias frios e chuvosos) e o jardim de estar (aquele para dias ensolarados e quentes) perfeito para sentar no gramado e apreciar a natureza proposta. Tudo deve estar aliado ao seu conceito e as suas inspirações! Vamos te mostrar alguns exemplos do Pinterest, e o que eu criei no meu projeto.

APRENDA A FAZER UMA HORTA EM CASA

4 – Iluminação

Um espaço bem iluminado, tanto natural quanto artificialmente é um aspecto importantíssimo para o bem-estar das pessoas. Você deve planejar um jardim bem iluminado, já que o mesmo comporta a maior gama de possibilidades no quesito vegetação. Caso prefira um jardim com pouca iluminação natural, as plantas deverão ser escolhidas a dedo pensando nisso. Você ainda consegue criar e modificar a emoção de um ambiente apenas adicionando luzes artificiais, perfeitas para trazer aconchego, frieza, amplitude,… tudo vai depender da forma como você quer demonstrar o local para as pessoas. No meu jardim, preferi utilizar uma iluminação bem focada nas vegetações e nos caminhos, assim o jardim traria o sentimento de aconchego e, ao mesmo tempo, daria enfoque das especies de plantas escolhidas com todo o cuidado. Aqui abaixo você encontra algumas inspirações de iluminação para aplicar ao seu conceito.

5 – Água

Um dos insights que tive, ao lado de minha parceira de projeto de paisagismo, foi a concepção de um lago. A ideia veio do conceito de que a água traz refrescância nos dias quentes de verão, estimula a criatividade e a reflexão mental. Dentre os principais desafios que tivemos, saber o local exato do lago foi o pior deles! Você não quer e não pode simplesmente colocar água onde quiser, não é assim que a natureza funciona. No nosso caso, fizemos com que o lago percorresse todo o jardim, criando pontos onde a água descia por uma cascata, e outro ponto onde a água era parada (espelho d’água) possibilitando a implantação de plantas aquáticas. Você pode ser um pouco sustentável querendo que a água da chuva caia direto sobre o lago, porém também pense em todo o tratamento que precisaria ocorrer. Trazer esse tipo de item para o projeto é muito desafiador, e por isso vamos te deixar algumas inspirações para você refletir, analisar e, quem sabe, adaptar ao seu conceito.

6 – Zonas de estar

Quando você planeja, automaticamente já parte para os princípios básicos como o zoneamento. E nele há uma reflexão sobre os diversos ambientes dentro de um mesmo local, sejam eles para descansar, fazer atividades físicas, apreciar,… e por aí vai. O importante é planejar como e onde você vai dispor de bancos e itens que obriguem o observador a sentar e sentir a natureza. Os assentos podem ser dos mais variados, desde puffs com formato de pedra (que se unem ao conjunto perfeitamente), bancos clássicos de madeira e ferro, simples almofadas espalhadas pelo gramado, balanços pendurados em árvores, a sua criatividade é quem manda! Lembramos sempre que, conforme for o seu conceito, tente escolher estes itens básicos de uma forma que orne com o conjunto, sem tirar a essência da sua obra. Aqui vai algumas inspirações:

7 – Estátuas e adornos

Sabe aquelas lojas de decoração pra casa, onde você se perde com as maravilhas e os itens dos mais variados gostos e tamanhos? Agora imagina uma floricultura, lotada de flores, plantas, estátuas, vasos, budas, etc. Você vai pirar DE CERTEZA! ao entrar numa loja assim. Quando você estiver planejando um jardim, não se esqueça dos mínimos detalhes (que fazem a diferença) e adicione vários adornos para deixar o seu espaço mais completo, diferenciado e personalizado. Aqui estão algumas inspirações:

Você tem alguma dica para quem está prestar a fazer um projeto de paisagismo? Compartilha aqui com a gente nos comentários!


Não se esqueça nos seguir nas nossas redes sociais para não perder nenhuma novidade! Ah, você também pode deixar seu e-mail na caixa mágica aqui do lado, assim você receberá notificação quando a gente postar algo novo. Além de receber conteúdos exclusivos!

Nos ajude a chegar na nossa meta de 650 seguidores no Pinterest e 4000 no Insta, estamos quase lá!!!

Instagram: @universodeinspiracao

Facebook: @universodeinspiracao

Pinterest: @deinspiraçao

Gabriel Delpino
Olá! Me chamo Gabriel e tenho 19 anos. Gosto de arquitetura, tecnologia e de frases inspiradoras! Crio posts no intuito de compartilhar as minhas experiências e aprender lendo os textos alheios. Espero que gostem do que eu andei escrevendo por aqui. #dicadouniverso

Deixe uma resposta