Conheça os principais elementos da decoração minimalista

Categorias Decoração

Adotado por muitos como um estilo de vida, o minimalismo com a sua simplicidade vem conquistando cada vez mais adeptos. O estilo é modesto e busca acima de tudo a funcionalidade do ambiente de uma forma discreta e pura. Como o próprio nome já sugere, os espaços são preenchidos apenas com o essencial, além de elementos de decoração simples.

Pode parecer vazio demais, e para alguns até meio sem graça, mas acredite, dá para criar ambientes incríveis e modernos. Se você ainda não conhece ou quer saber mais sobre, confere aqui abaixo uma lista com os seus principais elementos:

Tem que ter luz natural!

A iluminação natural é super importante porque é ela que deixa o ambiente com uma atmosfera aconchegante e fresca. Por isso que, quanto maior a quantidade e o tamanho da janela melhor!  Isso também vale para portas e divisórias, sendo preferível a utilização de vidro para a luz poder passar para as outras peças. Pensa na economia de luz que você pode ter se tiver um espaço bem iluminado em casa 😉 É importante que não tenha cortinas nas janelas, mas quando necessário – como em espaços íntimos – escolha da mesma cor da parede para ela se “camuflar”.

Tons neutros em tudo

É importante que a paleta de cores escolhida seja neutra, dando preferência para o branco e para o cinza. Nada de tons vibrantes e escuros, esse último com exceção nos pequenos detalhes. A dica para deixar tudo harmonioso é comprar os móveis da mesma cor da parede ou dos demais itens de decoração. Quanto as estampas, raramente você verá nesse estilo, é mais recomendado textura, como a de tijolinho, de preferência pintada da mesma cor da parede.

Móveis Minimalistas

Móveis com um design clean são a pedida. Sofás sem bordados, mesinhas com patas finas, luminárias discretas, tapetes lisos e em tom neutro e itens de decoração que case com o todo. Cuidado para não escolher um móvel que vá “encher” demais o visual do espaço, a mesma regra vale para os objetos. O estilo minimal dispensa objetos sem utilidade, por isso prefira escolher um ou dois para ficar na mesinha de centro, por exemplo.

Planta pode?

Pode sim! Várias plantas pequenas ou, o grande favorito nesse estilo, uma única planta de porte médio. Ela traz vida e alguns pontos de frescor ao ambiente, além de deixar tudo mais bonito visualmente. Plantas nunca são demais, isso vale para a grande maioria dos estilos de decoração.

Confira: 5 plantas fáceis de cuidar para ambientes internos

Materiais favoritos

Madeira, vidro, mármore ou granito é o que predomina nesse estilo. A madeira dos móveis ou do piso deve ser da cor mais clara possível para harmonizar com as paredes. Os vidros nas janelas, portas e divisórias para facilitar a entrada dos raios solares. Mármore ou granito preferencialmente nas cozinhas e nos banheiros dão um ar sofisticado e moderno, além de combinarem com o branco das paredes e também com o Inox, que é muito visto nesse estilo.

Deixe um comentário contando o que você acha desse estilo e também não deixe de nos seguir nas redes sociais para não perder nenhuma novidade do blog!

Instagram: @universodeinspiracao

Facebook: facebook.com/universodeinspiracao

Twitter e Pinterest: @deinspiracao

Fotos: Pinterest

Escrito por: Stefani Oliveira.

Stefani Oliveira
Tem 18 anos, cursa arquitetura e não vive sem música e animais. Nas horas vagas devora livros, desenha rostos e organiza coisas.

Deixe uma resposta