Entenda a importância do uso diário do protetor solar

Categorias Beleza

Usar protetor solar é de extrema importância, isso todo mundo já sabe, mas você conhece todas as vantagens do uso diário do produto? Somos educados desde pequenos que o sol tem lá seus lados negativos, que pode até causar doenças (muito desagradáveis), para evitar isso devemos passar protetor solar quando formos ficar muito expostos e como quando vamos para a praia ou piscina. Mas será que sabemos de tudo sobre o assunto?

 

“Como assim, eu tenho que passar até quando está nublado?

Não gosto de passar porque minha pele fica muito oleosa!

Tento me acostumar a usar todo dia mas acabo me esquecendo.

Qual é o melhor protetor para o meu tipo de pele?”

 

Esses questionamentos e manias que adquirimos só mostra o quão pouco sabemos sobre o assunto, mas calma! Vou te explicar tudo e ainda uma dica para você não se esquecer de aplicar protetor todo o dia.

 

  • Para que serve o protetor solar?

O produto tem a função de diminuir a penetração dos raios solares, mais especificamente na camada mais interna e mais externa da pele (Derme e Epiderme). Mas e aquelas siglas? UVA, UVB e FPS, o que significam?

UVA são os raios ultra violetas, que a nossa derme absorve, já a epiderme absorve a radiação UVB. FPS significa Fator de Proteção Solar e o número que vem acompanhado dele significa  o quanto de tempo você pode ficar no sol. Exemplo: Uma pessoa que aplicou um protetor solar com fator 50 pode ficar no sol 50 vezes mais tempo do que alguém que não passou.

  • Motivos para usar protetor solar SEMPRE!

O motivo mais conhecido de todos é que o uso previne o câncer de pele, mas existem outros benefícios. Você sabia que os raios solares danificam as fibras de colágeno da sua pele? E isso faz com que surjam manchas, aparente ser mais velha do que realmente é (o famosos envelhecimento precoce), por isso é fundamental usar protetor desde criança. Todos usam no verão, afinal, ninguém quer ficar com desagradáveis queimaduras, mas o que poucos sabem é que durante o inverno os raios podem sim afetar a saúde da sua pele.

É recomendando fator 30 para o dia a dia e acima de 50 quando você ficar muito exposto.
  • Qual protetor solar ideal para o seu tipo de pele

Crianças, idosos e pessoas com a pele muito clara deve usar um protetor com fator mais alto, já as pessoas com a pele mais escura possuem mais melanina, que é um protetor natural da pele e podem usar protetor com fator mais baixo. Mas essa ajudinha da melanina não significa que você está sempre protegido, ou seja, terá os mesmos cuidados que uma pessoa com a pele clara!

Para quem tem a pele oleosa (como eu) e não gosta da textura “pegajosa” que fica na pele, temos uma boa noticia: Existem milhares de produtos no mercado que atendem a todos os tipos de pele. Gel e gel creme são os mais recomendados para quem tem a pele oleosa, melhor ainda se o produto for Oil-Free (Livre de óleo) e com toque seco e vale a pena conferir na embalagem!

Para o corpo é recomendado creme e spray, sendo spray o favorito para áreas com pelos além da fácil aplicação.
  • Passo o protetor antes ou depois da maquiagem?

Detalhe muito importante e que poucas mulheres sabem é que o filtro solar que vem na maquiagem não é suficiente para proteger a pele. Isso não significa que você precisa abrir mão da maquiagem ou do filtro, dá para usar os dois, basta limpar a pele, aplicar o seu protetor solar facial e depois de 5 minutos você pode aplicar a sua maquiagem normalmente.

  • Me esqueço de passar protetor todo dia, o que eu faço?

Você pode usar uma técnica simples de anotar ou marcar. Pode funcionar da seguinte maneira: Se você possui um bullet Journal ou uma agenda onde anota tudo, como por exemplo, você marca quantos copos de água tomou por dia  ou até mesmo anota os capítulos de series que assiste e essa técnica pode servir para o protetor solar também. Você pode ter anotado na sua agenda ou um post it  grudado em algum canto do seu banheiro para que sempre que você entrar lá, lembrar de aplicar.

Post it mensal, onde você marca com gotas quantas vezes passou protetor por dia.

 

Post it semanal.
  • Importante!

Vale ressaltar aqui que passar protetor todo o dia deve se tornar um hábito.

Visite seu dermatologista para tirar qualquer dúvida, ele ira receitar o melhor filtro para o seu tipo de pele.

Nunca use protetor vencido pois ele perde a eficácia.

Você pode sim ficar bronzeada usando o protetor.

E você, tem o hábito de passar protetor solar todo dia? Confesso que eu não tenho, mas depois de ler muito sobre o assunto para escrever esse post vou tomar vergonha na cara, tornar isso uma rotina, até porque já tenho sardas no rosto e apesar de gostar delas isso pode se tornar perigoso futuramente se eu não cuidar.

Gostou das dicas? Nos marque nas redes sociais com #dicadouniverso para vermos se vocês também estão com a gente nesse projeto de proteção. Não se esqueça de nos seguir para não perder nenhum post.

Instagram: @universodeinspiracao 

Facebook: Universo de Inspiração

Pinterest: @deinspiracao

Twitter: @deinspiracao

Imagens: Pinterest

Stefani Oliveira
Tem 18 anos, cursa arquitetura e não vive sem música e animais. Nas horas vagas devora livros, desenha rostos e organiza coisas.

Deixe uma resposta